Uma bomba previsível

O assunto que vai agitar a semana política nacional é a reportagem trazida pela revista Veja sobre o comportamento e as práticas nem sempre republicanas do ex-ministro da Casa Civil e réu do mensalão, José Dirceu. A investigação jornalística é importante por dar luz e explicitar o que já se sabia: o petista detém forte ingerência sobre o partido, sobre o governo (a ponto de tentar infiltrar gente na administração) e, pior ainda, conspirar contra o Palácio do Planalto. 


Vale repetir: nada disso é novidade, exceto pelo fato de a matéria contar em detalhes como, afinal, opera o "esquema Dirceu".  Segundo apurou a publicação, ele "mantém um concorrido  ‘gabinete' a 3 quilômetros do Palácio do Planalto, instalado numa suíte de hotel. Tem carro à disposição, motorista, secretário e, mais impressionante, mantém uma agenda sempre recheada de audiências com próceres da República - ministros, senadores e deputados, o presidente da maior estatal do país. José Dirceu não vai às autoridades. As autoridades é que vão a José Dirceu, numa demonstração de que o chefão - a quem continuam a chamar de ‘ministro' - ainda é poderoso", diz o texto. Nas fotos conseguidas pela revista, aparecem, por exemplo, imagens de encontros ocorridos entre 6 e 8 de junho com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, os senadores Walter Pinheiro, Delcídio Amaral e Lindbergh Farias, todos do PT, e Eduardo Braga, do PMDB, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e os deputados Devanir Ribeiro e Cândido Vaccarezza, do PT, e Eduardo Gomes, do PSDB. Esteve por lá também o ex-senador tucano Eduardo Siqueira Campos. O que se interpreta da notícia, em última análise, é que Dirceu, ainda que  não ocupe cargo no governo, segue com um poder de mando impressionante. E isso, claramente, não é bom para o país. 

Resistência
Veja informa também que a chefe da Nação tem resistido como pode à pressão de nomear gente ligada ao ex-ministro de Lula. Assim redige o repórter sobre o assunto: "A presidente Dilma já havia sido advertida por assessores do perigo de delegar poderes a companheiros que orbitam em torno de Dirceu. Dilma também conhece bem os caminhos da guerrilha política e não perde de vista os passos do chefão". E concluiu: "Dirceu anda muito insatisfeito com o fato de a legenda não ter conseguido, como previra, impor-se à presidente da República".
Resposta
No blog em que mantém na internet, José Dirceu desqualifica a denúncia e acusa o autor da matéria de ter cometido um crime, o de tentar invadir o quarto em que se hospeda regularmente na capital federal. Já sobre o mérito da questão, disparou: "Deixei o governo, não sou mais parlamentar. Sou cidadão brasileiro, militante político e dirigente partidário. Essas atribuições me concedem o dever e a legitimidade de receber companheiros e amigos, ocupem ou não cargos públicos, onde quer que seja, sem precisar dar satisfações à Veja acerca de minhas atividades. Essa revista notoriamente se transformou em um antro de práticas antidemocráticas, a serviço das forças conservadoras mais venais".
Conclusão
O assunto, é evidente, não se esgota apenas na publicação da notícia. O tema, ao contrário, vai dominar o noticiário nos próximos dias. Curiosamente, e não por coincidência, isso acontece às vésperas em que boa parte dos crimes do mensalão vão prescrever.
Com informações de Paraná Online

Comentários

  1. O que ninguém sabe ainda é que o todo poderoso Zé Dirceu, além de colocar seus pupilos para serem secretários dos ROYLATIES, vai montar escritório 6 estrelas no ALPHAVILLE, para tocar uma megaempresa de consultoria. A cidade está crescendo e o olho de muita gente também. Gente...?!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.