Iniciativa de morador, com a ajuda do deputado Bruno Correia, consegue UPA 24h para Maricá

03/11/2011 - Agora sim a UPA 24h de Maricá vai sair. Graças à iniciativa do morador de Itaipuaçu Eduardo Carvalho, que no início do mês de junho, com apenas 273 assinaturas de moradores de Inoã, solicitou ao amigo e deputado Pedro Fernandes a construção da UPA 24h para a população de Maricá.
Eduardo Carvalho
Sensibilizado com a situação do Município, principalmente com o descaso e as falsas promessas do prefeito com relação à saúde, Pedro Fernandes levou Eduardo Carvalho, pessoalmente, ao gabinete do deputado Bruno Correia, presidente da comissão de saúde da assembléia legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que no dia 14 de setembro, um mês depois de enviar um ofício ao secretário de saúde estadual, fez a solicitação ao governador Sérgio Cabral. veja abaixo os pedidos do deputado Bruno Correia ao secretário de saúde Sérgio Côrtes e ao governador Sérgio Cabral, conforme consta no site do deputado através do link http://deputadobrunocorreia.blogspot.com/2011/09/indicacao-legislativa-upa-24.html


Ao Sr. Dr. Sérgio Cortês, Secretário Estadual de Saúde
"Na abertura da 5 reunião ordinária da Comissão de Saúde da ALERJ, recebi das mãos do  Deputado Estadual Pedro Fernandes (Vice-Presidente) um abaixo assinado dos moradores do bairro de Inoã, do município de Maricá, onde os mesmos solicitam informações sobre a data do início da obra da unidade saúde UPA e previsão de inauguração.
Sr. Secretário, a área onde será instalada precisa com urgência de uma unidade de saúde, já que o caso de acidente ou mal súbito de alguém daquela região fica muito difícil a resolutividade."

Saudações cordiais,
Bruno Correia



JUSTIFICATIVA

Bruno Correia
Sabemos que os serviços de urgências de nossas Unidades estão sobrecarregados, o volume de pacientes é grande, isso em todas as faixas etária, com patologias das mais simples as mais complexas.
Em razão disso, percebemos a necessidade da instalação das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) no Município de Maricá, localizado á 50km do Rio de Janeiro e divisa litorânea com Niterói, que muito irá contribuir para a população dos referidos Municípios, bem como para o esvaziamento dos hospitais que atendem aquela população da forma que é possível.
Vale ressaltar que as UPAS servem como sentinelas das UBS- Unidades Básicas de Saúde com demanda espontânea de pacientes ou referenciamento a partir destas, funcionando com objetivo a fornecer atendimento médico a urgências e emergências medicas e odontológicas de forma emergencial.
Ainda de acordo com alguns estudos apresentados por alguns institutos de pesquisa as UPAS, servem como sentinelas das UBS porque através delas consegue se ter a informação de que na maioria dos atendimentos proferidos por estas, poderiam e deveria ser feito pelas Unidades Básicas de Saúde, o que evitaria em muito o atendimento emergencial sem necessidade.
_______________________

Finalmente, nesta segunda-feira (31), após um almoço com o secretário de saúde Sérgio Côrtes, no qual ficara sabendo que o governador havia sancionado o projeto para a construção da Unidade de Saúde em Maricá, o deputado Bruno Correia ligou para Eduardo Carvalho noticiando que Maricá terá a sua UPA 24h, em Inoã, no Bosque Fundo. O início das obras está previsto para no máximo em 90 dias.


Procurado pelo Itaipuaçu Site, em pequena entrevista, Eduardo Carvalho disse que a construção da UPA dependia apenas de competência e vontade política do prefeito, "mas infelizmente, hoje vemos que ele só está preocupado em gastar o dinheiro público em propaganda para se reeleger. Temos aí como exemplos recentes o Show do Celso Blues Boy e o Showbol, eventos nos quais foram gastos muito dinheiro sem nada acrescentar beneficamente à população. Certamente, o Quaquá vai querer tirar alguma 'casquinha' dessa obra de grande relevância para o nosso município, principalmente na inauguração, mas os méritos e os agradecimentos são, merecidamente e exclusivamente, para o deputado Bruno Correia, o secretário de saúde Sérgio Côrtes e o governador Sérgio Cabral", declarou.


Comentários

  1. Agora vai aparecer um monte de gente dizendo que conseguiu a UPA, essa pessoa não conseguiu a UPA este título está errado, conforme informação da notícia. Isso deve ser mais um candidato a vereador querendo se aproveitar da situação. O povo de Maricá não merece.

    ResponderExcluir
  2. Resta saber quantos pais mais terão a tão esperada UPA.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra iniciativa desse morador que foi até os Deuses para pedir algo de bom pro povo. Quaquá, só lhe resta lamber os beiços...

    ResponderExcluir
  4. Agora já tem uma luz no fim do túnel. Vamos aguardar para ve-la, sou como Tomé. Tudo que é bom para o povo eu apoio independente do "pai da criança". Mauricio Nascimento - O CAPITÃO DA PAZ.

    ResponderExcluir
  5. os anonimos q aparecem pra criticar , deveriam colocar o rosto e sair do anonimato , basta alguem com boa vontade pra fazer alg q bom para o municipio , q os "" anonimos "" critiquem , com certeza devem fazer parte do atual governo , se eles tem duvidas , porq não procurem saber com o autor do projeto , se foi o prefeito quem o procurou para o pedido da UPA ou se foi iniciativa do povo sofrido de MARICA , parabens para o Sr EDUARDO , q ao invez de criticar , fez .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela maestral atitude do morador .

    ResponderExcluir
  7. tudo cascata,mais um que quer ser o pai da " criança" atroco d q ?

    ResponderExcluir
  8. Parabens, Eduardo! Até q enfim iremos ver alguma coisa acontecer. Criticar, desacretitar, faz parte de um povo sofrido. Vc, mostrou q com um pouco de boa vontade, garra e luta, é possivel fazer o bem. Fico orgulhosa quando vejo o povo alcançando um objetivo. Nós precisamos de muitos Eduardos neste município.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela iniciativa do morador,pois prova que nosso prefeito Quáqua não passa de ser mais um corrupto e mais um contador de história.Quaqua safado.

    ResponderExcluir
  10. preciso saber quem é Eduardo carvalho,seja la qual a sua intençao,eu apoio!!!!parabéns valoroso morador.

    ResponderExcluir
  11. se foi eler ou nao,temos que apoiar porque em quase quatro anos de governo o nosso inoperante prefeito nem noticias deu sobre a tao sonhada upa.

    ResponderExcluir
  12. vou acreditar na atitude desse morador,pois conheço o dep Bruno Correia e duvido que ele emprestaria seu nome para uma mentira

    ResponderExcluir
  13. caro Eduardo Carvalho,vc nao gostaria de se prefeito de Maricá?eu apoio!!!!

    ResponderExcluir
  14. valeu Eduardo carvalho,é vc que é reporter da ràdio tupi?

    ResponderExcluir
  15. pode até ter sido esse tal de Eduardo Carvalho,parabéns para ele e para nós moradores.Será que o deputado Bruno correia pode vir a itaipuaçu falar sobre essa tao sonhada upa?

    ResponderExcluir
  16. Epa!!!eu conheço esse negao Eduardo Carvalho,ele é PQDT po!!!ta explicado tanta aldácia!!!!valeu pará-quedista,estamos juntos.

    ResponderExcluir
  17. Essas pessoas que estão criticando e duvidando dessa iniciativa tão esperada e desejada pelos moradores do nosso município, só podem ser paus mandados do nosso prefeito e de sua corja de políticos incompetentes. Parabéns Eduardo Carvalho, é de um homem de garra como você que Maricá está precisando.

    ResponderExcluir
  18. Prezados leitores,
    devido à grande quantidade de emails recebidos por nossa redação com dúvidas em relação à matéria publicada sobre a implantação da UPA 24h em Maricá, eu, Marcelo Bessa, editor deste site, já agendei uma entrevista com o deputado Bruno Correia, em seu gabinete na ALERJ, quinta-feira, juntamente com o morador Eduardo Carvalho.
    O Itaipuaçu Site, desde já, está selecionando perguntas dos leitores para compor à entrevista através do seguinte endereço de email: itaipuacusite@gmail.com
    assunto: UPA
    Obrigado e boa leitura!

    Marcelo Bessa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.