Rio de Janeiro é pioneiro na implantação da Rede Cegonha


Maternidades estaduais adotam o modelo do Ministério da Saúde para nascimento seguro 


25/12/2011 - O estado do Rio de Janeiro é o pioneiro no país na implantação da Rede Cegonha. Em agosto deste ano, as maternidades adotaram o modelo do Ministério da Saúde que visa garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Algumas das maternidades da rede estadual, especializadas no atendimento às grávidas de alto risco, vão ganhar a Casa da Gestante, Bebê e Puerpério. 
O espaço, que terá 20 leitos cada, servirá para hospedar as mães cujos bebês estão internados em UTIs ou UIs neonatal, permitindo a continuidade da amamentação e a proximidade entre mãe e filho. 
 As Regiões Metropolitanas I (Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica) e II (Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá), que concentram, juntas, cerca de 11.814.001 habitantes, já iniciaram o processo de adequação à Rede. Para 2012, a previsão de investimentos é de R$ 300 milhões e vai incluir também o custeio de leitos.
Em 2011, o projeto começou a ser organizado no estado através da realização de reuniões, fóruns e oficinas com gestores municipais, que passaram a conhecer a rede e estiveram envolvidos no aprofundamento das discussões sobre as linhas de cuidado materno-infantil. A capacitação das equipes prevê reuniões, fóruns e oficinas com gestores dos municípios de ambas as regiões. 
No encerramento das oficinas, organizadas por membros da Subsecretaria de Atenção à Saúde e da Superintendência de Atenção Básica da SES, os grupos mostraram propostas para consolidação da Rede Cegonha em suas regiões. A rede inclui cuidados em etapas como o pré-natal, o parto e o nascimento, o puerpério e a atenção integral à saúde da criança além de sistema logístico (transporte sanitário e regulação).
Fonte: Jornal do Brasil

Comentários

  1. que UBS atende pela Rede Cegonha, liguei para vários telefones na secretaria de saúde incrivelmente ninguem sabe informar. Agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.