Favela Nova Maricá, antigo paraíso do Surf

Maricá tornou-se alvo principal dos tubarões do petróleo e do empresariado. Município pobre de administradores honestos e inteligentes, porém rico em belezas naturais e políticos corruptos, ávidos do poder e do dinheiro.

Com a descoberta do Pré-sal, a Petrobrás alterou seu projeto inicial do Comperj  (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), em construção em Itaboraí, que faria a produção de matéria prima petroquímica com o óleo pesado da bacia de Campos, pelo gás, para a produção de etano.


"Beachrock", costão de Jaconé
Não obstante, o Pólo Naval em Jaconé, também chamado Pólo do Pré-Sal, no município de Maricá, tornou-se ideia primordial, flutuante nas mentes predadoras dos empresários da indústria do petróleo. O alvo foi uma belíssima área, no costão da praia, entre Jaconé e Ponta Negra, conhecida pelos surfistas de Saquarema, como "Beachrock", local tradicional para a realização de vários campeonatos.




Campeonato de surf em Jaconé (2009)
A área de 557,2 mil m2, que pertencia à Brookfield e anteriormente à Édem Country Clube, de propriedade do jornalista e empresário Roberto Marinho, na qual havia planos para a construção de um grandioso complexo turístico, foi vendida para a DTA Engenharia que mudou de vez os rumos dos planos paradisíacos para o local, no qual já foi realizado, através de seus engenheiros, estudo do novo traçado do gasoduto que irá escoar a produção para o Comperj, em Itaboraí.
Área comprada pela DTA
Com sede em São Paulo, a DTA Engenharia, que é especializada em hidráulica marítima e fluvial, dragagem, desassoreamento, derrocagem, subaquática, enrocamentos, molhes, obras de proteção, marinas, portos e hidrovias e presta serviços para a Petrobras, tendo, inclusive, em sua carteira mais de 100 clientes, entre estes: Docas do RJ, Paraíba, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Pará, Porto de Santos, Vale S/A, Andrade Gutierrez, Vitol S/A, em Genebra, na Suíça, entre outros gigantes nacionais e internacionais, tem vinculação com o mega empresário Eike Batista, que está construindo em São João da Barra o complexo do Porto do Açu e que será um dos 3 maiores do mundo, também contribuirá com a construção de uma ferrovia em Jaconé para a exportação de minérios, através do novo Porto, do futuro Pólo Naval.


Concomitantemente, com o aval do Prefeito, planos foram traçados para que o Plano Diretor de Maricá  fosse alterado para área "industrial / comercial", numa manobra envolvendo 'negociatas' com os vereadores do município, sem que a população ficasse sabendo. Essa operação era imprescindível para o sucesso do futuro empreendimento. E, no dia 14 de dezembro de 2011, o fato foi consumado em votação favorável na Câmara Municipal e poucos dias depois, publicado no Jornal Oficial do Município. 


Com a construção desse Complexo Naval, terríveis mudanças com consequências danosas e impactantes na área ambiental poderão ocorrer inclusive na região de Saquarema, que faz divisa com Maricá em Jaconé. O crescimento desordenado, urbanístico e sócio-econômico, por exemplo, poderá trazer cenas indesejáveis e previstas como latrocínios, assaltos e prostituição. Virá o caos para um município que tinha tudo para ser um grandioso e lucrativo Pólo Turístico.
Ainda, até o momento, não se cogitou planejamentos para enfrentar os problemas que, certamente, serão gerados por este complexo portuário composto também por um estaleiro e um gasoduto.

Maricá não tem infraestrutura para abrigar os operários que irão trabalhar na obra. Também não tem saneamento básico e a administração do único hospital de Maricá foi entregue à uma OS (Organização Social), onde, desde o inicio da gestão Quaquá, tem ocorrido muitas mortes devido a falta de médicos, de remédios e de equipamentos. Os postos de saúde também têm serviços de atendimento precário. Maricá não tem sequer uma rodoviária decente para ônibus intermunicipais. Suas ruas são esburacadas e a coleta de lixo é inconstante.

Diante desse quadro caótico, o que será das famílias dos trabalhadores que migrarão para o município, sem nenhum apego à região, e que certamente ficarão desempregados ao término da obra?  

Comentários

  1. Pra mim é um golaço desse prefeito que acordou derrepente. Sou a favor do porto, esse medo é muito provinciano ou inveja

    ResponderExcluir
  2. Sou contra! O lugar vai virar uma favela mesmo. Além do mais o prefeito não marcou golaço nenhum. Isso é um projeto do Governo do Estado e do jeito que esse Plano Diretor foi alterado, passando por cima do Estatuto da Cidade, pode nem sair do papel.

    ResponderExcluir
  3. Esse prefeito é uma fraude! Se ele conseguiu dar sumiço em quase meio Bilhão imagina o que pode acontecer se essa maldita obra vingar?

    Andréa Malta

    ResponderExcluir
  4. Só quero saber como eles vão fazer pra manter os navios lá. Pois em dias de ressaca as ondas chegam a 5 metros. Eles vão fazer quebra mar? O pior é que não informam nada pra gente. Nós aqui de Saquarema estamos de olho!

    ResponderExcluir
  5. nimguem nunca fez nada.agora aparece gente pra criticar.

    ResponderExcluir
  6. Estão construindo o superporto do Açu em São João da Barra, para dar suporte a produção do pré-sal. Fica no norte fluminense, mas para a indústria do petróleo fazer um oleoduto não seria problema. Mesmo existindo outras opções no estado para dar suporte a produção do pré-sal, extinguir uma praia, para atender a ganância de alguns, é um absurdo! SOS Jaconé! Porto Não!

    ResponderExcluir
  7. o prefeitom de marica não tem nada haver com o porto istoé uma obra de interesse nacional,ele gosta é de crescer em cima da população ignorante coisas do pt .Quanto ao porto é muito egoismo ou até idiotice não quererem a obra que vai gerar riqueza e ,essa historia de ganancia de alguns é coisa de gente atrasada que se acham donos da chave da porta que levará a felicidade aos outros com praias assim e assado ora não vai ser meia duzia de surfistas e meia duzia de outros que vai impedir progresso e renda aos mais pobres e o porto do açu não tem nada haver com o caso, vão se informar,o surfista barriguista nem repara na pobreza ao redor ,pois o que importa são suas ondasondas,ora,vão trabalhar e pagar impostos e quando tiverem tempo passem um dia vivendo a miséria que os cerca,vão ser infantis eegoistas no inferno.

    ResponderExcluir
  8. nimguem nunca fez nada.agora aparece gente pra criticar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.