Fórum de Maricá debate Audiência Pública do emissário Comperj


Maricá, 20/01/2012 - Reunido em Assembleia Geral Ordinária, o Fórum da Agenda 21 Local de Maricá decidiu intervir de forma coordenada e unificada na “Audiência Pública do Projeto do Emissário Terrestre e Submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - Comperj”. 

Membros e Participantes debateram a questão, que vem sendo estudada por membros do Fórum e do Comitê Pró-Restinga de Maricá desde 2011, quando foi divulgado o EIA-RIMA do emissário. O Fórum defende que a licença estadual do INEA, da qual depende a obra, não seja concedida caso o projeto não seja refeito, de forma a evitar os problemas sociais e ambientais que vai causar.


Em consonância com a Sociedade Civil do município, a Agenda 21 contesta as informações defasadas e insuficientes do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) apresentado ao INEA, e contesta as soluções apresentadas pelo projeto, quer não deve ser aprovado pelo INEA enquanto não for alterado, para maior segurança da população e do ambiente. Destacou-se no debate que as correntes marinhas na área destinada ao despejo de efluentes químicos tratados pode levá-los até os litorais do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

O Fórum de Maricá solicitou à Comissão Estadual de Controle Ambiental - CECA o mesmo tempo que terão os demais apresentadores, e vai explanar os riscos do emissário e o que deve ser feito para evitá-los. Os Fóruns de Niterói e Saquarema, convidados pelo Fórum Maricá, confirmaram presença na Audiência Pública, e as entidades que compõem esses três Fóruns estão convocando a população em geral para participar da Audiência, para a qual haverá transporte gratuito.

Também foi debatida na Assembleia Geral da Agenda 21 a realização, no município, da Consocial – Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, preparatória para a Conferência Estadual e Nacional. A Conferência Municipal acontecerá em 10 e 11 de fevereiro. Está sendo constituída uma Comissão Organizadora com membros do Governo e da Sociedade Civil organizada, que tratará, inclusive, da divulgação do evento. Dúvidas e informações no site <www.consocial.cgu.gov.br>.

Na assembleia também foram tratadas questões referentes aos outros três projetos de ação – no eixo das Ações de Implementação do PLDS – planejados para início neste semestre. Outras informações, bem como formas de participar ou fazer perguntas, podem ser encontradas na página oficial da “Agenda 21 Local de Maricá” no Facebook, onde também há links para nosso site, que contém ampla documentação sobre o Fórum. 

O evento acontece no dia 24/01 às 19h no Ciep 391 – Robson Mendonça Lou, que fica na Estrada de Ferro, 5, em Inoã.

Para que a população participe da audiência, a Petrobras disponibilizou transporte gratuito em diversas localidades. Confira os locais e horários de partida:
- Recanto (Itaipuaçu) – 18h: Rua 3, esquina com Rua Raimundo Monteiro;
- Jardim Atlântico (Itaipuaçu) – 18h: Rua 36, esquina com Rua 56;
- Rua 70 (Itaipuaçu) – 18h: Praça do 70 (Rua 70, esquina com Rua 36);
- Ponta Negra – 18h: Praça Central (Rua Beira do Canal);
- Barroco (Itaipuaçu) – 18h: Praça do Barroco (Estrada de Itaipuaçu, esquina com Rua dos Lírios);
- Itaocaia (Itaipuaçu) – 18h: Forró do Carrapato (Estrada de Itaipuaçu, esquina com Rua 5);
- Cassorotiba – 18h: Ponto de ônibus em frente ao condomínio Santa Paula (Estrada de Cassorotiba, s/nº);
- Inoã – 18h20: em frente à associação de moradores (Rua João Paulo da Costa, 274);
- Centro – 18h: Praça central (Rua Almeida Fagundes);
- Barra de Maricá – 17h45: em frente à Associação de Zacarias (Rua Theodoro José Martins);
- Bosque Fundo – 18h: em frente à Escola Municipal Darcy Ribeiro (Rua 6, lote 13, quadra 7);
- Cassorotiba – 17h30: ponto final do ônibus da linha Cassorotiba (Estrada do Cassorotiba, 8060);
Com informações de Agenda 21 Local de Maricá

Tags Prefeitura Maricá Educação

Comentários

  1. com estas panelinhas dentro da prefeitura de marica e tendo como cabeça viaçao nossa senhora do amparo q manda e desmada nesses politicos corruptos marica nao vai a frente e com isso o povo mais humilde é´que sofre

    ResponderExcluir
  2. Essa conversa de agenda 21 Comperj é Petrobrás,é Quaquá,é farsa e mentira;tá tudo dominado.Todo mundo comprado,com cargos ,fingindo estar contra daquilo que tiram vantagens pessoais,é mais uma mentira . Vergonha,traição,veja no facebook-agenda21comunitária de maricá todaessa história de traições.

    ResponderExcluir
  3. Nós do Conselho Comunitário Regional do Comperj não compactuamos com essa farsa da agenda 21 Comperj que tem como objetivo único referendar um projeto de enorme impacto ambiental e social com o beneplácito das prefeituras,no caso o Quaquá,compostos por parceiros e apaniguados desta grande máfia montada para enganar o povo;vergonha.Em Maricá formado pelas mesmas figurinhas carimbadas de sempre;veja as notícias sérias em nosso face book.Coordenação do Concrecomperj.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.