Marilá: Uma província fictícia


Um conto de Adílson Pereira

Marilá é uma província fictícia do distante reino da Marrecolândia.

Em Marilá, ano após ano era comemorada, com muita alegria, a festa de um cara chamado Momo. Momo já havia sido rei de Marilá, por isso era chamado gentilmente, em homenagem póstuma, de rei Momo.


A festa de Momo foi interrompida bruscamente por Quasquaralhus Ladronildus Incompetentis, rei da Marrecolândia, apenas por ciúme. Ladronildus não gostava de ver o povo chamando Momo de rei, enquanto ele, Ladronildus, era mais conhecido como o cachaceiro do pedaço.

Na tentativa de abrilhantar a fanfarra que havia se tornado a festa de Momo, Ladronildus convidou uma figura ilustre do também distante "reino do Faz de Conta": a Sta. Bastardinha Fofucha.

Bastardinha, que já havia aplicado um golpe no próprio pai(?), tambem cachaceiro como Ladronildus, se deleitou na fanfarra. Parecia estar num spa... "sparramada"!

Mas, a fanfarra escondia a outra face de Ladronildus. O aviltante rei da Marrecolândia convocou um de seus aspones para surrupiar o povo enquanto ele, Ladronildus, caía na esbórnia.

Então, o aspone incumbido para a façanha, Waguinho Merdeiros, foi pra cima dos vendedores ambulantes cobrar uma propinazinha, em clima de festa. O que Merdeiros não esperava é que a massa, antes facilmente manipulada, correria atás do prejú. Aí a vaca foi pro brejo...

A massa, após perceber o golpe, correu a pedir ajuda à puliça local. Ao descobrir o pé quebrado que Merdeiros arranjou, deixando todos os rabos de fora, Ladronildus tratou de tirar o seu da reta. Chamou Merdeiros e sentenciou: "Mete o pé, fanfarrão"!

Merdeiros aceitou a proposta, até por não ter mais o que fazer. Meteu dez no porco e vazou, do verbo "cair fora"! Ladronildos, assim como o pai(?) de Bastardinha Fofucha, afirma não saber de nada.

Agora, a puliçada está atenta a todos os passos de Ladronildus e sua trupe safadista.

O final desta história está longe de ser feliz, mas uma coisa é certa... Bastardinha Fofucha levou uma bela lembrança para casa. No dia principal da Fanfarra, quando a cantora "Porquinha Preta" anunciou o nome de Ladronildus, Bastardinha Fofucha presenciou a maior prova de carinho que Marilá tem pelo rei Quasquaralhus Ladronildus Incompetentis... Uma vaia de dar dó!!!


Comentários