Vereadores do Quaquá rejeitam pedido de audiência com secretário de Saúde

Maricá, 16/3/2012 - Os constantes óbitos ocorridos no interior do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, em Maricá, conhecido como 'Portal da Morte e a terceira colocação como a pior cidade em serviços de saúde pública do país, levaram o presidente da Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores, Uilton Viana Filho (PSB), a pedir uma audiência pública com o secretário municipal Carlos Alberto Malta Carpi, responsável pela pasta. Todavia, como era de se esperar, a bancada de vereadores da base governista, que detém ampla maioria na casa, rejeitou a proposta.

A solicitação de audiência pública foi protocolada no dia 5 de março, depois de noticiadas as mortes de duas crianças no hospital da cidade. As crianças, duas meninas, sendo uma de 13 anos e a outra de apenas 7 meses de idade, faleceram no dia 17 de fevereiro por falta de atendimento adequado, pois segundo informações de familiares, não havia sequer um único médico para atendê-las e as meninas ficaram à mercê de uma técnica de enfermagem.

De acordo com o vereador 'Uiltinho', a negligência médica, a falta de equipamentos adequados e a falta de médicos no Hospital Conde Modesto Leal são os principais fatores que, diariamente, colocam em risco a vida da população. Para ele, a manobra orquestrada pelo prefeito Washington Quaquá junto aos vereadores de sua base, deixa claro a falta de compromisso com a população. Outra falta de bom senso no governo municipal, segundo o edil, diz respeito às declarações absurdas do secretário de Saúde, dentre as quais a de que 'uma morte por dia no hospital é normal'. No entanto, segundo informações de uma funerária local, há dias em que acontecem mais de cinco mortes e já houve caso de nove mortos num só dia.

No último dia 9, o pedreiro Francisco da Conceição Lins também morreu no interior daquele hospital por falta de atendimento médico. O acontecimento foi tão revoltante que seus familiares registraram queixa na Delegacia e o caso já está sendo investigado ( veja essa reportagem clicando aqui ).

Atualmente a população de Maricá vive em constante estado de pânico por consequência do descaso e da desmesurada irresponsabilidade dos representantes do poder público, dentre os quais o prefeito Washington Quaquá (PT) e os seus vereadores Helter Ferreira (PT), Ronny Azevedo (PT), Fabiano Taques Horta (PT), Bubute (PT), Aldair Nunes Elias, o Aldair de Linda (PPL), Henrique Cardoso (PPL) e Robson Dutra (PMDB), os quais votaram contra a solicitação de audiência pública com o secretário municipal de Saúde.

"Estão matando o nosso povo!", desabafou uma mãe, que no final do ano passado perdeu seu filho caçula, vítima do 'Portal da Morte'.

Comentários

  1. Porque nao sao da familia deles, cambadas de assassinos! Graças a Deus isto está acabando. Nao e possivel a justiça nao tomar providencias com estas cambadas de ladroes, corruptos,enfim se eu ficar comentando vou ter muita coisa para escrever.Só acho que a turma da justiça está levando uma "graninha"! Chega da ate vontade de vomitar!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns ao Itaipuaçu site por nos dar esta oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos confirmar, mas parece que a população pode pedir esta audiência pública via Ministério Público. Podemos nos mobilizar em abaixo assinado, solicitar a audiência pública à Câmara, oficiar o Conselho de Saúde e obrigá-lo a se manifestar e tudo com cópia protocolada no Ministério Público.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.