Petrobras instala base em Itaipuaçu e causa destruição, além de transtornos aos comerciantes, turistas e moradores

Há cerca de dois meses, técnicos e operários da Petrobras se instalaram numa casa na praia de Itaipuaçu, distrito de Maricá, sob o pretexto de iniciar testes de "sondagem investigativa", num terreno ao lado, para a construção do futuro emissário terrestre e submarino do Comperj.

Porém, já neste início de operações, a empresa, acobertada pela Prefeitura de Maricá, tem causado vários transtornos à população. Moradores e comerciantes da orla da praia, principalmente os da Ponta do Francês, têm sido os mais prejudicados devido à interdição de uma ponte na rua 83, construída com recursos próprios da comunidade, que dá acesso àquela localidade da praia, semidestruída por um caminhão a serviço da Petrobras que tentou atravessá-la carregado com mais de uma tonelada de material e, até o momento, nem a empresa e nem a prefeitura tomaram providências para normalizar a situação.

-"O movimento aqui caiu mais de 70%. Nesse mês só tivemos prejuízo e pelo visto nenhuma providência será tomada nos próximos meses!", reclama um comerciante local.

Além desse desconforto mencionado acima, o tráfego contínuo desses caminhões pesados pela orla da praia tem danificado, inclusive, o piso de saibro da estrada, causando diversos transtornos aos moradores e turistas que, constantemente, atolam seus carros, às vezes durante a noite e de madrugada, ficando os mesmos, perigosamente, à mercê de bandidos e assaltantes.

Nossa equipe de reportagem esteve no local, neste sábado (7), à tarde, na altura da rua 56, em frente ao terreno e à casa onde a Petrobras instalou sua base de operações e sofreu uma tentativa de intimidação por parte de um segurança que tentou impedir o registro das imagens da fachada do prédio. Em seguida, fomos perseguidos e monitorados pelo mesmo segurança através de um moderno e potente binóculo, bem parecido com aqueles usados pelos soldados americanos na guerra do Golfo.

Ontem, domingo de páscoa, pela manhã, voltamos ao local e, como, por incrível que pareça, não haviam seguranças nem na casa e nem no terreno onde estão sendo feitas as perfurações, pudemos completar nossa reportagem, com fotos inéditas, inclusive de dentro do terreno, como mostramos a seguir:

A casa na orla da praia de Itaipuaçu onde a Petrobras instalou o seu QG

Caminhões, constantemente, transitam pelo local

O saibro da estrada da orla está sendo destruído

mais danos à estrada

A ponte da Rua 83, único acesso à Ponta do Francês, interditada

Ponte destruída por um caminhão a serviço da Petrobras

A placa da obra: previsão para 170 dias

Imagem interna do terreno onde estão sendo feitas as perfurações


Comentários

  1. Fora Quaquá! Fora PTrobras! Não queremos Maricaé!!!

    ResponderExcluir
  2. NINGUÉM ME PERGUNTOU SE EU QUERO ISSO! COMO VAI FICAR MEU BANHO DE MAR?? POR QUE NÃO REALIZAM UM PLEBISCITO?
    ROBERT - JARDIM ATLÂNTICO

    ResponderExcluir
  3. Um ABSURRRDO! Tenho casa na av. beira mar e vi isso esse final de semana! Nossa praia vai se transformar na privada da petrobras e ngm faz nada! Gostaria de saber se já existe alguma denuncia no MP ou se alguem ja ajuizou alguma ação judicial.... Desde já agradeço;
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Um ABSURRRDO! Tenho casa na av. beira mar e vi isso esse final de semana! Nossa praia vai se transformar na privada da petrobras e ngm faz nada! Gostaria de saber se já existe alguma denuncia no MP ou se alguem ja ajuizou alguma ação judicial.... Desde já agradeço;
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Controle Social
    A fiscalização não é fácil. O dia-a-dia, as atividades diárias das pessoas e tudo mais, dificultam uma atuação mais firme no acompanhamento do gasto público.
    Os meios de comunicação não exibem vigor nesta atividade, seja porque contam com recursos públicos na atividade de propaganda institucional, seja porque contam com favores... é assim que temos visto nas pequenas cidades, isto não é novidade, embora também se perceba isto na grande mídia, nas revistas de grande circulação.
    Em nossa Cidade Maricá-RJ ainda podemos contar com vários Sites, Blogs e Jornais Bananas, que desde de o início deste INCOMPETENTE Governo do Quaquá vem DENUNCIANDO o descaso com a transparência pública e demais crimes cometidos contra nossa população.
    Quanto aos conselhos, como disse em outras postagens, são na sua grande maioria deficitários. São tripartites, mas quem "toca" são (na grande maioria) os representantes dos governos, muitas vezes Secretários Municipais, Diretores... que estão na atividade justamente para "aprovar" aquilo encaminhado pela administração. Desta forma fica cada vez mais difícil a fiscalização por parte do Cidadão.
    Quanto às imperfeições cabe a nós como cidadão cobrar mudanças, volto a citar:
    1º - que as audiências sejam realizadas em dia e horário que incentive a participação popular,
    2º - que as sessões das câmaras sejam transmitidas,
    3º - que os atos oficiais sejam realmente publicados dentro dos prazos legais...

    ResponderExcluir
  6. Carlos e se nos enviassemos em peso emails para o globo. odia etc etc?

    ResponderExcluir
  7. Atenção, temos que conscientizar a população de que a Petrobrás não trará nenhum benefício para Maricá. Ela esta prometendo mundos e fundos, cursos e outros benefícios que não se concretizarão. Quem está lucrando com isto são as ONG's por ela contratadas para fazer esta intermediação e que não estão cumprindo direito seu papel e enganando a população. Não teremos emprego em Maricá porque não há mão de obra especializada para isto e não estão capacitando ninguém. Apenas promessas, promessas que nunca se cumprem.

    ResponderExcluir
  8. Gente, se é tão ruim assim, porque querem dividir os royaltes para o Pais inteiro? Vcs conhecem Macaé? e outras cidades que se desenvolveram.Vamos acordar povo, o cara fez em 3 anos o que os Srs Uiltons e ricardos não fizeram. Deixa o homem trabalhar...
    Roberto (morador há 30 anos de Itaipuaçu)

    ResponderExcluir
  9. Pois é. Uma reportagem na grande midia iria bem. Já que a Petrobras, responde po 'REsponsabilidade Social'.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.