Novo Terminal Rodoviário de Itaipuaçu: Quem não tem bilhete único não tem direito à integração

Mais denúncias! Moradores dos bairros do Recanto, São Bento da Lagoa e Costa Verde, usuários dos transportes coletivos, estão indignados com os desmandos implantados pela Prefeitura de Maricá, que assumiu a gestão do novo terminal rodoviário "integração", inaugurado há cerca de um mês e meio (31 de março) no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, dentre os quais o tratamento diferenciado aos que têm e aos que não têm o Bilhete Único.

Segundo esses cidadãos, que sentem-se discriminados, não existem mais ônibus direto para o Rio ou Niterói, a não ser até às 8h30 ou após 16h30. Atualmente, exceto esse período, todos são obrigados a ir até o terminal e, de lá, seguir viagem para os outros municípios. A integração é obrigatória. Quem não possui o bilhete único, paga duas passagens.

Além do prejuízo financeiro, há o desconforto. "Não existe integração nenhuma de transporte coletivo, senão para aqueles que têm bilhete ÚNICO! Você vem de ar condicionado e entra em um quentão, com risco de viajar em pé e, se não tem o bilhete ÚNICO você paga, se for para o Castelo, R$ 2,70 + R$ 11,00. Um absurdo! Desde quando é permitido esse tipo de roubo? Desde quando somos obrigados a ter o Bilhete ÚNICO? Agora, eles estabelecem a hora que você tem que sair de casa, ferindo os princípios constitucionais de mobilidade!", exclamou Aurenice, moradora do bairro Costa Verde, em entrevista à nossa equipe de reportagem.

Outra moradora, idosa, D. Lúcia, residente em São Bento da Lagoa, além de não ter sido respeitada no seu direito à gratuidade, quando voltava de Niterói, ficou revoltada quando o ônibus Niterói-Recanto em que viajava, fez parada no terminal, obrigando-a a descer do coletivo para pegar outro ônibus, no qual lhe cobraram mais uma passagem: "Isso é um absurdo! Um caso de Polícia! Estão nos roubando descaradamente!", reclamou.

Outro morador da rua 83, no Jardim Atlântico, o vendedor de seguros, Pedro, que trabalha no Rio e é possuidor do Bilhete Único, alertou a nossa equipe de que com esse novo sistema implantado pela prefeitura, no qual obriga os usuários a fazer baldeação no Terminal, quase sempre tem chegado atrasado no trabalho, pois no momento da integração, ainda tem que esperar pela chegada do outro ônibus.

Nossa redação entrou em contato, via e-mail, com a Secretaria de Comunicação que respondeu o seguinte:
"A Prefeitura de Maricá informa que, em qualquer cidade do estado, a integração com ônibus municipais e intermunicipais somente é realizada com o Bilhete Único. O cidadão não é obrigado a adquirir o Bilhete Único, mas a integração com redução das tarifas só é valida com o cartão porque o estado subsidia o valor das passagens apenas através desse expediente."

Comentários

  1. Chegando no Rio ainda preciso pegar mais um ônibus. Desta forma, mesmo com o uso do bilhete único sou lesado. Pago uma passagem do Recanto até o terminal e uma passagem do terminal até o Rio sem adicional por ter o bilhete único que dá direito a duas passagens de ida, mas chegando no Rio anda tenho que pegar mais um ônibus e neste tenho que pagar mais uma passagem. O BU não é sinal de integração.

    ResponderExcluir
  2. Ao Pedro, um bizu: pegue o Inoa - Cajueiros e de lá, o Castelo. Pra quem mora pela 126 sempre existiu isso. Após as 08:45, só conseguimos chegar ao Castelo fazendo baldeação. O mesmo para quem vem do Rio antes das 17:45 e após as 19:30. Então....

    ResponderExcluir
  3. O senhor precisa se informar melhor, a integração é válida para 03 conduções. Ex: recanto- terminal, terminal-castelo e qualquer outra linha dentro do rio, faço isso e dá certo sempre!!! pago somente 4,95.

    ResponderExcluir
  4. Pois muita gente acreditou na falácia de TRÊS passagens garantidas... Em terra de Pato, quem tem bico é rei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.