Análise tática – Alemanha x Itália – Eurocopa 2012


Acontecerá hoje a definição do adversário da Espanha na final da Euro e o duelo não poderia ser melhor. Quatro títulos mundiais de um lado e três do outro. Muita tradição e rivalidade marcarão mais um encontro entre Itália e Alemanha.

Estilos opostos se encontrarão no Estádio Nacional de Varsóvia esta tarde. A Alemanha com um time jovem, ofensivo e rápido contra a sempre defensiva e perigosa Itália, que tem a experiência a seu favor neste jogo.

O duelo:

Özil x Pirlo

Dois dos três melhores meias-armadores do mundo estarão em campo e muito próximos um do outro. Com estilos diferentes, eles comandam toda a estratégia de suas seleções.

Özil é um autêntico camisa 10, que joga com a 8, e se movimenta por todo o campo, ditando o ritmo e deixando seus companheiros na cara do gol. Como se não bastasse, ele ainda tem velocidade e habilidade para definir o jogo em um lance individual. Vale lembrar que o craque alemão ainda tem um ótimo chute de esquerda e apenas 23 anos.

Pirlo tem 33 anos e possui um estilo bem diferente de Özil e dos demais armadores do futebol mundial. Ele joga na função de primeiro volante, dessa forma ele pode organizar o jogo de forma mais tranqüila, sem a marcação cerrada que normalmente é feita sobre os camisas 10. Além disse ele ainda marca bem e é imprescindível para a seleção italiana, que na última Copa do Mundo, foi eliminada ainda na primeira fase, tendo que jogar sem o seu camisa 21, que estava lesionado e só conseguiu atuar na terceira partida.

Qual desses dois craques conseguirá se sobrepor ao outro e levar seu time à final? A inteligência em campo, que já é o ponto forte desses jogadores, será fundamental.

Comentários