Análise tática – Espanha x Itália – Eurocopa 2012


Dois times que empataram na primeira fase voltarão a se enfrentar, dessa vez na final. O resultado no primeiro jogo pode ser esquecido. O crescimento técnico e as muitas mudanças da Itália que estreou durante a competição tiram grande parte do favoritismo da atual campeã.

 Na Espanha, uma modificação deve ocorrer em relação ao time titular do último jogo. Negredo foi a surpresa da escalação e a decepção no jogo. Um jogador tecnicamente inferior aos seus companheiros de ataque, que perdeu muitas bolas e parecia mais perdido que os adversários com o toque de bola do time. O mais provável é que Fàbregas volte ao time, mas há uma possibilidade de Fernando Torres, herói do último título da Eurocopa, ser titular.

Na Itália, a mesma compactação do confronto com a Alemanha. Chiellini jogando na lateral-esquerda mostra que a marcação é o primordial para a Itália. Pirlo continua como o cérebro do time, que tem em Montolivo, o outro pensador do jogo italiano. A dupla de ataque segue sendo uma preocupação para o adversário e para o próprio time. Cassano e Balotelli podem decidir ou serem expulsos em segundos.


Caso Fàbregas seja titular, Pirlo terá dificuldades para armar. O jogador do Barcelona provavelmente estará colado no craque italiano, a fim de dificultar a saída de bola da Azzurra. Com um centroavante às costas, o camisa 21 da Azzurra não tem tanta pressão para fazer a armação das jogadas e é assim que ele tem ditado o ritmo das partidas.

Os duelos:

Xavi/Iniesta x Pirlo/Montolivo

Xavi e Iniesta se completam e jogam juntos há muito tempo no clube e na seleção, o primeiro é o grande cérebro do time e coordena o jogo no centro do campo, além de bater faltas e chutar muito bem de fora da área. O segundo é rápido, inteligente e decisivo, como foi na última Copa do Mundo.

Pirlo e Montolivo têm estilos parecidos, com o camisa 21 jogando mais atrás e tendo mais tempo para pensar o jogo. O novo jogador do Milan tem jogado mais a frente e participado muito dos jogos. Ganhou a posição durante a competição e foi decisivo ao dar o passe do segundo gol italiano na semifinal.

Balotelli x Sérgio Ramos

Balotelli foi o grande destaque da semifinal e é a atual sensação do futebol mundial. No domingo terá de provar mais uma vez sua importância. A vitória e uma boa atuação será o auge na carreira do jogador de 21 anos.

Na cola do camisa 9 italiano estará Sérgio Ramos. O zagueiro/lateral do Real Madrid será fundamental para que Balotelli não brilhe. Ele é superior aos dois zagueiros alemães e sua atuação será decisiva para bloquear os já certos contra-ataques italianos.

Buffon x Casillas

O confronto de domingo também marcará o reencontro dos dois melhores goleiros do mundo. Buffon vem de atuação espetacular contra a Alemanha, já Casillas defendeu um pênalti contra Portugal e também foi decisivo.

Em uma eventual disputa nos pênaltis, não existirá favorito em virtude da grande qualidade dos dois goleiros.

Comentários