Desde o início do julgamento, imprensa publica mais de 38 mil matérias sobre o Mensalão

Jacqueline Patrocínio - Com o início do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês, a imprensa veiculou matérias e séries especiais para relembrar o esquema de distribuição de dinheiro em troca de apoio político. Desde então, aproximadamente 38.500 reportagens foram produzidas sobre o escândalo revelado durante o governo Lula. 

O número de manchetes é corresponde ao período de 2 a 13 de agosto, somente em sites brasileiros, de acordo com o Google.  Antes do início do julgamento, em um intervalo similar, 27.100 textos foram publicados citando o termo “mensalão”. Nos primeiros dias, a mídia deu destaque ao desentendimento dos ministros Barbosa e Lewandowski sobre o desmembramento do julgamento solicitado por Thomaz Bastos; e a atuação do Ministro Dias Toffoli, que já foi advogado do PT e teve vínculos com José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, falou por quase cinco horas, pediu prisões ao final do julgamento e disse que nada acontecia sem a autorização de Dirceu. Na última semana, a defesa dos 38 réus começou a ser ouvida. Os advogados de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema, admitiram caixa 2.

Nesta segunda-feira, a defesa de Roberto Jefferson questiona a presença de Lula como réu. Os ministros devem começar a votar na próxima quinta-feira, 16.
robjef
Um dos réus do mensalão, Roberto Jefferson figurou nas manchetes dos veículos
(J. R. Neto/Divulgação)



Comentários

  1. Tá faltando em Maricá uma reportagem mais investigativa, onde se cruze Mensalão-José Dirceu-Royalties de Petróleo. Alguém tem que levantar essa bola para a grande imprensa, para nacionalmente o país ficar sabendo o que acontece aqui...

    ResponderExcluir
  2. Que imprensa? Investigativa? Só sé for o Marcelo Bessa, pq em Maricá só vejo balcão de negócios, mas imprensa independente desconheço...

    ResponderExcluir
  3. Isso só mostra a diferença de atenção que é dada em relação a corrupção do PT e a corrupção do PSDB. Mensalão do PSDB, Privataria Tucana, Paulo Preto, e por aí vai. Nenhum pio da imprensa tucana.

    E ainda querem dizer que o PT é contra a libertinagem opa..liberdade de imprensa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.