Nota de esclarecimento aos leitores e candidatos

Da redação / Marcelo Bessa - Gostaria apenas de esclarecer aos nossos leitores e, principalmente, comunicar aos candidatos da cidade de Maricá que participam da atual corrida eleitoral, que o ItaipuaçuSite não publica matérias pagas.

Por ser um veículo de comunicação totalmente independente, a satisfação que essa liberdade proporciona é muito maior do que qualquer dinheiro que poderia trazer danos à sua credibilidade junto aos seus mais de um milhão de leitores conquistados em quase um ano e meio desde a sua criação.

Não apenas em Maricá, mas também como em várias outras cidades do interior, a função jornalística é, ainda, dominada por muito aventureirismo empresarial voltado apenas para o faturamento, sem distinção entre notícia e matéria paga, resultando em baixa credibilidade diante do público, principalmente por causa das influências políticas, partidárias, econômicas, religiosas etc.

É aí, justamente, onde está o diferencial, pois aceitando esse tipo de conduta o ItaipuaçuSite ficaria comprometido a não fazer outra coisa senão cobrir festinhas, churrascos do prefeito, caminhadas de candidatos e  inauguração de obras municipais.

ItaipuaçuSite prioriza, como “veículo de comunicação local”, a verdade dos fatos e espera ser insubstituível como marco referencial da comunidade, cabendo-lhe o papel secundário de “segunda leitura”, exatamente por causa da absoluta necessidade de identificação entre o emissor e o receptor.
À medida que se coloca a serviço da comunidade para lutar pelas causas coletivas, e que vê a comunidade como sua única referência e preocupação, o ItaipuaçuSite, certamente, conquistará prestígio e respeito, cabendo-lhe, sempre, zelar por esse patrimônio com a responsabilidade e o equilíbrio de seu noticiário, além de reconhecer a importância social que a comunidade lhe atribui, mas, ao mesmo tempo, exercer seu trabalho com ética e humildade, sem jamais se deixar levar pela tentação de tirar proveito pessoal do seu status. 

Alberto Dines, grande escritor e jornalista carioca, num artigo que escreveu em 1986, destaca o que significa ser “independente” para um jornal:

-Um grande jornal deve comportar-se sempre como se fosse um pequeno jornal. Não apenas por uma questão de humildade, mas também em função da preservação de seus princípios. Toda vez que um dirigente de jornal, ou alguém do escalão que o represente, disser, em tom de desculpa, “afinal, há grandes interesses em jogo...”, significa que estamos num grande jornal que já se esqueceu dos dias em que foi pequeno”.

Comentários

  1. Muito bem falado, Marcelo! Foi exatamente para lhe despertar e provocar essa matéria, que fiz o comentário anterior em que questiono a existência de imprensa em Maricá e destaco reconhecer unicamente você - e aí entenda-se o Itaipuaçu Site - na condiçao "jornalismo investigativo" de exceçao no município. Adorei ver que você captou a mensagem e usou o gancho oportunamente! Bom saber que há luz e vida inteligente em Maricá, apesar de tanto obscurantismo e má-fé a nos rodear. Parabéns, mais uma vez, pela permanente disposiçao de abrir a caneta e soltar o verbo sempre! Abraçps, HB

    ResponderExcluir
  2. Um jornalista deve ser dotado de um realismo inteligível e não de uma inteligencia fora da realidade. Parabens Marcelo! FICHET

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Marcelo,agora só falta o povo de modo geral reconhecer as verdades que aqui são expostas e pararem de se enganar com esses vários jornais que só publicam noticias pagas.Cito as conquistas conseguidas por mim para o nosso município e com ajuda de alguns moradores de Itaipuaçu que nao foram publicadas em outras mídias de Maricá,mais tudo bem fiz e vou continuar fazendo pelo meu município.Se alguem quiser saber quais foram essas conquistas vasculhem o IS e descubram.grande abraço Marcelo.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, ja a algumas semanas pensei em lhe parabenizar pela imparcialidade do Itaipu Site, veracidade nos artigos e reportagens postadas, disponibilidade de acesso para comentarios pessoais e anonimos, enfim, parabens. Isto é jornalismo e serviço prestado a comunidade.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado meus amigos Hélio, Eduardo, Fichet e a você também, ilustríssimo leitor(a) anônimo(a)!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Caro Amigo Marcelo Bessa, ao longo de meus 20 anos como Perito trabalhista, em momento algum, assisti tão quanto e valoroso o seu trabalho, sempre IMPARCIAL, levando a Polulação de Maricá as informações veridicas e de alto valor.

    São por pequenas ações, que vejo diariamente o Itaipuaçu Site em crescimento, visto a veracidade e a imparcialidade que norteiam seu trabalho, digno de um Profissional de Comunicação.

    Meu Prezado, continue nesta caminhada, focado na verdade e na imparcialidade, o dinheiro, que não sejamos hipocritas,tem o seu "valor", não há nada de gratuito, há custos, seja por mater um site no ar, seja por despesas de deslocamento em coberturas jornalisticas, tempo e muito profissionalismo.

    Parabéns ao Itaipuaçu site e ao seu Grande Regente MARCELO BESSA.

    Att.

    Marco Antonio B. Silva - Consultor & Perito Trabalhista.

    ResponderExcluir
  7. parabéns falou tudo marcelo bjss...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.