Governo do Estado entrega a UPA à população de Maricá nesta quinta-feira


Finalmente, depois de tanto imbróglio por parte do atual prefeito e candidato à reeleição Washington Quaquá (PT), após dez meses desde o início de sua construção, a UPA de Maricá será entregue à população nesta quinta-feira (20).

Bruno Correia entrega o projeto de lei
para a construção da UPA de Maricá
a Eduardo Carvalho
Construída pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, numa área de 2,4 m² às margens da Rodovia Amaral Peixoto em Inoã, a UPA de Maricá, com capacidade diária de 450 atendimentos, foi erguida graças à iniciativa de moradores locais que, através do líder comunitário Eduardo Carvalho, fizeram chegar às mãos do deputado Bruno Correia, na época presidente da Comissão de Saúde da Alerj, cerca de 300 assinaturas de um abaixo-assinado. Percebendo a necessidade de uma Unidade de Pronto Atendimento na região, Bruno Correia enviou, no dia 09 de junho do ano passado, o ofício nº 091/2011 ao Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, solicitando a implantação urgente da UPA em Maricá.
Ofício 091 entregue ao
Secretário Sérgio Côrtes

Cerca de 3 meses depois, no dia 14 de setembro, o então deputado Bruno Correia, através de uma indicação legislativa, enviou mensagem ao governador Sérgio Cabral, com o Anteprojeto de Lei para a criação de uma UPA no município de Maricá (confira aqui), que o sancionou logo em seguida.

Leitos da UPA de Maricá
Nossa equipe de reportagem visitou as instalações da UPA e constatou que a unidade emergencial já está equipada e pronta para atender à população. Segundo a responsável pelo setor de humanização e design da Secretaria Estadual de Saúde, Leíse, e que nos atendeu, haverá três setores de acolhimento identificados através das cores verde, amarelo e vermelho. A UPA, que será administrada pelo município, atenderá exclusivamente aos pacientes em situação de urgência e emergência. Pacientes em estado grave serão encaminhados a uma 'sala de manutenção da vida', no setor vermelho, equipada com cinco leitos. Outros casos deverão ser encaminhados a ambulatórios da rede municipal.
Setor pediátrico

Uma solenidade de inauguração da UPA está prevista para esta quinta-feira (20), com a presença de autoridades do Estado e do Município. Porém o atendimento à população será a partir de sexta-feira, dia 21.

 

Comentários

  1. No "brasil" (o dos pobres) os políticos só trabalham em ano de eleição. São três anos roubando e um maqueando as cidades para ganhar eleição. O povo tem os políticos que eles escolhem (merecem)!

    ResponderExcluir
  2. Nosso povo precisa saber discernir entre o que é obra do governo estadual, obra do governo federal e obra municipal. O atual prefeito está só enganando o povo, tomando como sua, obras estaduais e federais. A UPA é obra do governo estadual. A pomte da mumbuca, foi verba de calamidade publica da enchente de 2009, que ja deveria ter sido usada há muito tempo, não sendo portanto obra da prefeitura. A ponte da Barra também é obra estadual por tratar-se de uma RJ. Agora o prefeito está anunciando a construção de uma Escola Técnica. Amigos, municipio não constrói Escola Técnica. Isto é obra federal. Não se deixe enganar. A única obra que podemos creditar a Quaquá, foi a constante pintura dos meio-fios da cidade, e este asfalto porco, que em dois meses já está todo desfeito...Maquiagem pura, para enganar bobo em tempo de eleição.

    ResponderExcluir
  3. boa noite Marcelo bessa,entao é certo dizer que os verdadeiros pais dessa UPA sao o dep Bruno correia e o lider comunitário Eduardo Carvalho?outra pergunta esse Eduardo Carvalho é o mesmo que está candidato a vereador pelo nosso Município?se for meu voto e de toda minha família ja é dele.por favor me responda.abç

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, morador de Itaipuaçu!
    É ele mesmo.
    Abraços!
    Marcelo Bessa

    ResponderExcluir
  5. DESTA VEZ O PREFEITO ESTA DE PARABÉNS,VAMOS TORCER PARA QUE TUDO DE CERTO .A NOSSA CIDADE MERECE AINDA MUITO MAIS.....

    MORADORA DO FLAMENGO.É 13007

    ResponderExcluir
  6. Moradora do Flamengo, a sra. tem que parabenisar o sr.Eduardo Carvalho, líder comunitário e o Deputado Bruno Correia, e não o seu prefeito Quaquá.Fique esperta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.