UPA de Maricá, mal inaugurou, já está sem condições de atendimento


Moradores de Maricá passaram um tremendo sufoco nesta segunda-feira (24), na recém inaugurada UPA em Inoã. Desde as primeiras horas da manhã nossa redação recebeu vários e-mails e telefonemas com denúncias de falta de médicos no local.

Às 11h, uma estudante de 17 anos passou mal e, depois de tanto esperar para ser atendida, desistiu e foi procurar atendimento no hospital Conde Modesto leal, no centro, o qual também não havia sequer um médico.

Natasha com seu bebê a espera de
um médico
Durante toda a tarde, muitas reclamações de falta de médicos na UPA continuaram chegando ao nosso conhecimento. Por volta das 17h, deslocamos uma equipe para o local e constatamos a gravidade do problema, bem como a procedência das reclamações.

Outra mãe não consegue
atendimento e deixa a UPA
Às 18h20, Natasha, moradora de São José de Imbassaí, após ter ido ao hospital municipal no centro e não ter sido atendida por falta de médico, deu entrada com seu bebê de apenas nove meses, que estava ardendo em febre, na recepção da UPA, porém, para aumento de seu desespero, foi informada pela atendente da recepção de que não havia pediatra naquele momento e a mesma sugeriu que ela levasse a criança para o hospital Getulinho, no bairro do Fonseca, em Niterói.

O veículo da guarda municipal.
Ocupantes tentaram impedir a
reportagem
Naquele momento, Natasha constatou que seu bebê estava com 39,5 graus de febre e que seu corpo estava tomado por estranhas placas rochas. Desesperada, procurou a polícia. Os policiais a informaram que a criança teria que ser atendida, pelo menos, por uma técnica de enfermagem. No entanto, além da falta de um pediatra, na UPA não havia nenhuma técnica de enfermagem e nem ortopedista.

A recepção da UPA
Testemunhando aquela cena desesperadora, a qual, concomitantemente, outras jovens mães com seus bebês no colo subiam a rampa em direção à recepção, sem saber que não seriam atendidas, nosso repórter tentou entrar na unidade emergencial, devidamente munido de seu 'crachá' de identificação, à procura de algum responsável pela direção mas foi, literalmente, barrado por um guarda municipal, e o mesmo, que recusou-se a identificar-se, mantendo o seu casaco fechado, tapando assim o seu nome gravado em seu uniforme, alegou haver uma "ordem do Estado" para impedir a imprensa de entrar, fotografar e entrevistar qualquer funcionário daquela unidade emergencial.

Enfermeira dorme na sala de pediatria
Apesar do impedimento do guarda ao trabalho de nossa equipe, conseguimos, junto a alguns moradores revoltados com a situação, alguns registros fotográficos que foram gentilmente cedidos à nossa equipe. Num deles, flagramos uma enfermeira dormindo na sala de pediatria.

Por sorte do bebê de Natasha, às 21h um clínico geral chegou à UPA e seu filho pôde, finalmente, ser atendido.

Comentários

  1. NÃO DÁ PARA FICAR CALADO, MAS UMA SITUAÇÃO IRREGULAR, O PREFEITO VAI À UMA INAUGURAÇÃO DA TÃO FALADA UPA, QUE NÃO FUNCIONA, NÃO TEM MÉDICO, NÃO TÉCNICO DE ENFERMAGEM, APENAS PARA SE PROMOVER E CONSEGUIR VOTOS PARA DAR CONTINUIDADE A ESTE MAL GOVERNO, SEM CAPACIDADE DE GERIR, FAZENDO OBRAS ELEITOREIRAS, E AGORA ALÉM DESTE PROBLEMA DA UPA, AINDA TEM O PAI DO PRÓPRIO PREFEITO, O TAL SR. CARLINHOS EX-PM, LIDANDO COM A POPULAÇÃO MAIS CARENTE COMO MILICIANO E BANDIDO, AMEAÇANDO OS MORADORES DA MOMBUCA, FATO ESTE COLOCADO NO FACEBOOK, ME PARECE QUE JA ABRIRAM DENÚNCIA NA 82A. DP, E LÁ ESTE CIDADÃO, ALIÁS BANDIDO PAI, PAI DE BANDIDO FILHO IRÁ RESPONDER PELOS SEUS ATOS. E AGORA A DENÚNCIA DO VEREADOR CLÁUDIO RAMOS, SOBRE OS TRINTA E CINCO MILHÕES DESVIADOS ATRAVÉS DE EMPRESAS DE FACHADAS, QUE TEM COMO PRINCIPAL RESPONSÁVEL O SR. MARCELLO VIANNA, QUE SE DIZ INOCENTE, AONDE? E SÓ VERIFICAR O CPF DO CIDADÃO, E FICARÁ COMPROVADO A SUA LIGAÇÃO NESTE ESTRONDOSO ESCÃNDALO DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, JUSTAMENTE O DINHEIRO QUE DEVERIA ESTAR SENDO UTILIZADO PARA SE TER MÉDICOS, ETC... ESTÁ INDO PARA A CAMPANHA POLÍTICA DE MARCELO VIANNA E OUTROS, COMO CHIQUINHO, QUE NÃO SE SABE DE ONDE TEM DINHEIRO PARA FAZER CAMPANHA POLÍTICA, CONFRONTANDO ATÉ OS OUTROS VEREADORES DE MANDAT, É TUDO UMA BANDIDAGEM SÓ, POR FAVOR DRA. RENATA SCARPA, VAMOS ATUAR, DR. WILLIAN, DELEGADO DA 82A. DP. O POVO NÃO PODE FICAR NESTA SITUAÇÃO, VAMOS DENUNCIAR, VAMOS PRENDER E POPULAÇÃO NÃO VOTEM EM VEREADORES DO PT, PTB E PPL, ESTES SÃO BANDIDOS E DEVEM SER BANIDOS DE NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. É o maldito "marketing" eleitoral. Fizeram a UPA, inauguraram e não realizaram concurso público para preencher as vagas de médico nas unidades hospitalares em todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é ganhar o voto do eleitor ingênuo.
    O delinquente com educação formal entra para a política, é eleito e fica milionário. O deliquente que não vai para escola vira assaltante, traficante, entra em confronto com a polícia, é preso, ferido ou morto.
    Brasileiro, acorde para a cidadania. Vote com consciência, escolha o melhor para sua cidade, caso contrário a vítima será você!

    ResponderExcluir
  3. Essa matéria confirma o que todos os maricaenses já sabem, ou seja, nossa saúde é dirigida por um dos mais incompetentes Secretários de Saúde do Brasil. Não é para menos que esse infeliz senhor obteve nota 3,84 no IDSUS, uma das piores notas do país para o “Índice de Desempenho do SUS”.

    É por isso e por muito mais que o atual Prefeito e sua trupe, devem ser expulsos da nossa cidade. Melhor seria, se a nossa Justiça tirasse a venda e colocasse esses criminosos na cadeia. Até quando assistiremos pacificamente esses desmandos?

    O Vigilante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.