Coluna do Gomes da Moto Gomes: Afinal, graxa ou óleo?

Essa é a cruel duvida de quem possui uma moto na hora de lubrificar a relação.
Mas afinal, o que utilizar?
Vamos então por partes:

Óleo Queimado - Como o nome já diz, esse elemento está queimado no mercado e não tem credibilidade nenhuma. Descarte-o totalmente.

Óleo de motor - Esse elemento vai lubrificar sua relação. No entanto, existe uma força chamada de centrífuga, ou seja, quando a velocidade ultrapassar os 20 km essa mesma força irá espirrar esse óleo por toda a traseira da moto e a corrente ficará sequinha. Descarte-o também.

Graxa - Excelente,  pois adere a corrente e durante o percurso a mesma aquece derretendo-a, o que irá lubrificar o sistema. Porém, se você mora numa área com areia ou lama, como Itaipuaçu, descarte-a também, já que a lama ou areia irão se aderir à graxa e formar um conjunto abrasivo e destrutivo.

Óleo Spray Aderente para Corrente - Esse é sem duvida a melhor escolha.
Atenção - Não é WD-40, pois este é desengraxante e desengripante.
O óleo spray para corrente é aderente, ou seja, não sai com a água e suporta até 3 dias de chuva, sendo também penetrante, irá lubrificar o eixo dos roletes, os roletes e os braços laterais da corrente, sendo então a melhor opção. Lubrifique semanalmente ou após andar 2 dias na chuva, porém, aplique sempre com a corrente totalmente seca, pois se estiver molhada o óleo não penetrará na mesma.

Caso oposto, você poderá lubrificar a relação e depois lavar a moto que o óleo não sairá.

Lembre-se de que o item mais importante da moto em relação a sua segurança é certamente a relação, já que uma quebra da corrente poderá travar a roda traseira ocasionando a queda do condutor e dependendo da velocidade ou local, até um acidente fatal.


Comentários

  1. Grande Gomes, valeu pela dica.Eu até tinha duvidas que foram esclarecidas.

    ResponderExcluir
  2. Kalvino - Gladiadores MC13 de dezembro de 2012 às 09:55

    Grande Gomes e suas dicas. Afinal, eu quero saber é quando eu vou poder ouvir o Moto Blues Rock novamente???? Deixou saudades. Abraços irmão de estrada.

    ResponderExcluir
  3. e eu que uzava oleo de motor na minha. vai qui cola.

    ResponderExcluir
  4. Mantenha sempre uma dica boa como essa pra gente aqui no site, Obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.