Acorda, Brasil! O nióbio é nosso!

Por Marcelo Bessa - O nióbio (Nb) é um metal raro, de extrema importância estratégica e econômica. Não somente na indústria aeroespacial, é utilizado, principalmente, em equipamentos e produtos que necessitam de muita resistência a altas temperaturas. Sem ele, foguetes, satélites, mísseis e turbinas não existiriam. 

Cerca de 98% da produção mundial do nióbio é do Brasil. O Canadá, outro país privilegiado, detém apenas 2% dessa produção, todavia 100% de todo o nióbio comercializado no mundo é importado do Brasil, sendo que sua exportação oficial é de apenas 40% enquanto que os outros 60% são exportados extraoficialmente e a preço com valor subfaturado. Europa, Japão e EUA são totalmente dependentes da produção do nióbio brasileiro e a Inglaterra é quem dita o preço desse precioso metal no mercado mundial, considerado bem mais valioso do que o próprio ouro.

Com apenas seus míseros 2% de toda reserva mundial de nióbio, o Canadá reverte para a sua população diversos benefícios, como por exemplo a não cobrança de vários impostos, entre os quais os de sobre produtos industrializados (IPI) e de operações financeiras (IOF). 

Marcos Valério, recentemente condenado pelo STF no processo do Mensalão, disse, certa vez, na CPI dos Correios: “O dinheiro do mensalão não é nada. O grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio. O ministro José Dirceu estava negociando com bancos uma mina de nióbio na Amazônia”.

Segundo especialistas na área da ciência e da política, o país está envolvido numa grande guerra não armada cujos combatentes são corruptos, lobistas, traidores e mercenários, e grande parte da população desconhece o assunto. O nióbio é um tesouro escondido e vendido por debaixo dos panos pelo próprio governo brasileiro e o país vem sendo, assim, enredado numa trama diabólica arquitetada pela oligarquia financeira e belicista imperial, cujo objetivo é evitar o seu desenvolvimento, mantendo-o fraco, alienado e desarmado para sofrer, sem reação, o saqueio de seus recursos. O maior veículo de comunicação da mídia brasileira, TV Globo, jamais, em seus noticiários, abordou sequer esse importante tema. Todos os países desenvolvidos do mundo são totalmente dependentes do nióbio e o Brasil é o único fornecedor mundial. 

O nióbio, sem nenhuma dúvida, é a maior riqueza mineral nacional e poderia tirar o Brasil de sua atual situação de pobreza, além de elevá-lo ao mesmo patamar, ou superior, dos países ricos e desenvolvidos. Com o subfaturamento praticado, há anos, em sua comercialização, o país deixou de acumular um lucro bilionário. Entretanto, o nióbio brasileiro, na bolsa de Londres, é superfaturado pelos banqueiros da família britânica Rothschid, considerados os donos do mundo, famosos controladores da economia mundial, há mais de três séculos.

As maiores jazidas de nióbio no Brasil estão localizadas nos estados do Amazonas, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, em Roraima, na área indígena Raposa Serra do Sol e em Minas Gerais, em Araxá.

A reserva do Morro dos Seis Lagos, em São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, é conhecida desde os anos 80, mas o governo federal nunca a explorou oficialmente, deixando, assim, o contrabando fluir livremente, num suposto acordo entre o governo brasileiro e os países consumidores do metal, oficializando o roubo de suas divisas.

Na reserva indígena Raposa Serra do Sol, a área vem sendo demarcada livremente sem a presença do povo brasileiro não índio, para a total liberdade de exploração de ONGs internacionais e mineradoras estrangeiras. Há também, fortes indícios do envolvimento da própria FUNAI no contrabando do nióbio, usando índios para o envio do minério à Guiana Inglesa e de lá para os EUA, Europa e Ásia.


Reserva de nióbio em Araxá - MG
Na jazida de Araxá, no Estado de Minas Gerais, o Nióbio é explorado com exclusividade pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de propriedade da família Moreira Salles, que fundou o Unibanco e que tem subsidiárias na Europa (CBMM Europe BV-Amsterdam), Ásia (CBMM Asia Pte - Cingapura) e na América do Norte (Reference Metals Company Inc.-Pittsburgh), de onde são comercializados os minerais que vão para o exterior. O governo de Minas Gerais, que detém a concessão federal para explorar a jazida, arrendou-a à CBMM sem nenhum critério. 


Em 1972, o Estado constituiu a Companhia Mineradora de Piroclaro de Araxá (Comipa) para gerir e explorar o nióbio na região. Como, na época, ela não possuía  know-how, arrendou cerca de 49% da produção do nióbio para a CBMM, sem licitação. Hoje, após investigação e análises da papelada, o Ministério Público quer acabar com tal farra e obrigar o governo mineiro a abrir licitação para a exploração deste que é o maior complexo minero-industrial de nióbio do mundo.

Segundo um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, em 5 de novembro de 2003, "Lula passou o final de semana em Araxá em casa da CBMM do Grupo Moreira Salles e da multinacional Molycorp…" E, complementa que "uma ONG financiou projetos do Instituto Cidadania, presidido por Luiz Inácio da Silva, inclusive o 'Fome Zero', que integra o programa de governo do presidente eleito".

Acorda, Brasil!

Comentários

  1. Como diria o falecido Boris Casoy, ISSO É UMA VERGONHA!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bessa pela notícia riquíssima em detalhes.
    Tenho um cunhado que é Ten. Coronel do Exército e serve atualente em São Gabriel da Cachoeira. Esta cidade é responsável por 82,7% do nióbio brasileiro, mas a economia da cidade de (39.000 habitantes onde 85% são Índios) é uma economia de subsistência, ou seja, plantio de milho, mandioca, etc... para o próprio consumo. Ali também estão instalados a 2ª Brigada de Infantaria de Selva; Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva; 21ª Companhia de Engenharia de Construção; Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de São Gabriel da Cachoeira; Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira; Destacamento da COMARA; Destacamento da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental. A cidade faz divisa com a Colombia e com a Venezuela. Ora! o que faz o Exercito Brasileiro com tantos quartéis nessa cidade?, cuja economia é de subsistência. Nunca ouvi dizer que o município de São Gabriel da Cachoeir é rico em nióbio, sempre ouço meu cunhado falar que lá é terra de indio, mas nunca fez referencia ao nióbio. Talvez isso explique a puxação de saco que o governo brasileiro tem com o sr. Hugo Chavez. VAMOS ACORDAR POVO BRASILEIRO, NOSSO PAÍS ESTÁ SENDO ROUBADO, CHEGA DE CORRUPÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Pois por exemplo aonde está todas as MINAS do NIÓBIO e do TÂNTALO-BRASILEIROS-etc-e de qualquer tipo de MINÉRIO BRASI LEIRO pois tudo na verdade pertence á cada brasileiro desde os mais simples mas absurdamente parece que tudo que é NIÓBIO e TANTALO BRASILEIRO-e outros tipos de MINÉRIOS-mas aqui no BRASIL parece que pertence á FAMILIA REAL INGLESA e não aos próprios brasileiros pois então na verdade então tudo lá poderia estar tudo TRANSPARENTE-ONLINE INFORMATIZADO INTERNET SATÉLITE AOVIVOEÁCORES-etc-da mesma forma como fazem com SOFTWARES-PROGRAMAS-SATÉLITES-etc-mas-para-acharem-a onde está as tais MINAS-de todos os tipos de MINÉRIOS-e como também de PETRÓLEO GÁS NATURAL-etc-e como fazem também com coisas simples festas shows banais como é fazem aonde está os ESTÁDIOS DE FUTEBOL PARA COPA DO MUNDO 2014-princi palmente como vivem fazendo aonde está o ESTÃDIO DO CORINTHIANS/SP tudo lá está sendo vigiado 24 horas dia e noite 365 di as do ano-pelos corinthianos e pelos anticorinthianos-etc-poderiam falar para tudo e para todos e ou ainda colocar em-CAMISE TAS-YOUTUBE-FACEBOOK-ORKUT-e-em todos-as” REDES-SOCIAIS”-discutirem sobre isto e falar com tudo e com todos e fazer passeatas manifestações protestos-etc-mas tudo de forma pacífica e como também fazer com que seja sempre uma MATÉRIA ESCOLAR em todos os GRAUS ESCOLARES e em todos os MEIOS DE COMUNICAÇÃO MÍDIA EM GERAL-REVISTAS JORNAIS LIVROS-TV’s-RÁDIOS-e que seja DIS CUTIDO ABERTAMENTE mas de forma democrática-pois pertence á cada brasileiro-mas até em RÁDIOS COMUNITÁRIAS-etc-e até mesmo mandar e-mails á todos os CONGRESSISTAS BRASILEIROS-e como falar por exemplo ao-0800-619-619-da CAMARA FEDE RAL-e-ou-também-pelo-0800-612-211-do-SENADO-FEDERAL-etc-

    ResponderExcluir
  4. ah , por favor né , o Brasil tem que fazer alguma coisa urgente, não só parar com essa corrupção como também multar todos envolvidos nessa fraude para recuperar o perdido!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Isso parece um daqueles assuntos veiculados em páginas que tratam de teoria da conspiração ou da turma de fánáticos de esquerda e de direita que vêm a agressões à sobenania nacional em um símples amburguer de empresa estrangeira. Não demora muito vão dizer que o Papa argentino é um Illuninati infiltrados pelos Rothschild.
    Poupem-me dessa bobagem ou vou perder o repeito, que é muito por este veículo de informação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.