Associações de moradores de Maricá movem ação civil contra a Cedae

A Federação das Associações de Moradores de Maricá, juntamente com as entidades AMA E AMAJAB, através de seus advogados Vargas Villa, Alessandro Magno (Foto), Eduardo Carlos, distribuíram no dia 6 de fevereiro uma Ação Civil Pública com pedido de liminar para  suspender a cobrança da conta de água até que a continuidade do serviço seja regularizada. Processo No 0001664-17.2013.8.19.0031

O consenso é de que Maricá pode se tornar a região mais próspera das cidades localizadas na Região dos Lagos, pode cair por terra, justamente pela ausência do elemento mais importante deste projeto: a água potável.

Segundo o documento, o precioso líquido falta nas torneiras das residências, dos prédios públicos, comércio, indústria, escolar e demais setores. Sabe-se que há mais de quarenta anos, a única fonte de captação e abastecimento se faz pelo Rio Ubatiba, cuja degradação ambiental já está lhe subtraindo a perenidade e sustentabilidade.

O consumidor, como a parte mais fraca na cadeia relacionada ao consumo, continua sofrendo sempre e muito.   “É castigado três vezes pela CEDAE; 1) Falta  do liquido; 2) Pagamento OBRIGATÓRIO da taxa sem que a água seja fornecida; 3) Obrigado a se sujeitar à máfia da pipa  d’agua, pagando preços altos”, ressalta o texto da ação, que segue explicando que, embora tal fato salte aos olhos, “as antigas autoridades, encasteladas, consumiram enormes quantidades do delicioso líquido dentro de boas marcas, bem longe das lamentações e do constrangimento que gera falta de água nos lares  e nos estabelecimentos em geral”.

A ação cita ainda a Prefeitura de Maricá: que pode solucionar definitivamente este mal, ingressando como terceiro interessado e até mesmo suspender a concessão, nomeando interventor, recomenda ao dizer que “chegou a hora de afirmar tal política pública, como poder concedente/fiscalizador, se manifeste para extinção ou adequação da respectiva concessão.”

“A cidade está crescendo muito rapidamente. Precisamos ter condições para oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de qualidade”, pontuou o presidente, conforme os ditames da Lei de Concessões.

Vale lembrar que da Cedae não se pode esperar mais nada, tendo em vista que uma empresa que está sofrendo em torno de 3.000 ações  judiciais, e até agora não tomou nenhuma providencia para solucioná-las é porque não há efetivo interesse na boa prestação do serviço.

Comentários

  1. É POR ISSO QUE NÃO QUERO CEDAE NENHUMA , POIS NÃO FUNCIONA , Á AGUA VEM DE LONGE , CERTAMENTE NO CAMINHO VAI HAVER CONTAMINAÇÃO NA REDE . JA FALTA AGUA NAS REDES EXISTENTES , IMAGINA AUMENTANDO O NUMERO DE CONSUMIDORES!!! ALÉ DO MAIS, VI Á CEDAE PONDO OS CANOS DE AGUA , MAS CADE O DE ESGOTO??? QUEM FORNEÇE AGUA , TEM TRATAR OS DESPEJOS. ISSO TUDO ÉUM JOGO DE INTERESSES DOS CONSTRUTORES DO MINHA CASA MINHA VIDA , POIS Á CAIXA EXIGIU AGUA ENCANADA , PARA QUE FINANCIASSEM AS CASAS.ENFIM NÃO PENSAM NO POVO, NEM NO NOSSO RICO DINHEIRINHO, AGUA QUE NÃO APRECE , FALTA DE LIXEIRO , NADA DE ESGOTO , E O ASFALTO QUE JA ESTAVA PRONTO , AGORA TODO ESBURACADO NOVAMENTE PELA CEDAE, QUEM VAI PAGAR O NOVO ASFALTO , É Á CEDAE??? OU SOMOS NOS , COM OBRAS SUPER FATURADAS ???

    ResponderExcluir
  2. DECISÃO RESPONSÁVEL E ATUAÇÃO CORRETA, TOMARAM AS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES E A FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE MARICÁ, ISTO DEMONSTRA, QUE UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL SE ACENDE, ESPERAMOS QUE MAIS ATITUDES COMO ESTA, SEM CARÁTER DEMAGOGO, JÁ QUE ENVOLVE TODOS OS RESPONSÁVEIS DIRETAMENTE NA CONCESSÃO PÚBLICA. O GOVERNO NÃO PODE E NEM DEVE FAZER ABAIXO-ASSINADOS PARA FAZER AQUILO QUE É RESPONSABILIDADE DELE, AFINAL QUEM DEU A CONCESSÃO FOI ELE, QUE TEM QUE FISCALIZAR, AUTUAR E ATÉ CANCELAR A CONCESSÃO, E PARA QUE O ABAIXO-ASSINADO, QUAL SERÁ REALMENTE SUA UTILIZAÇÃO? PARABÉNS NOVEMANTE PARA ESTAS ENTIDADES QUEM TEM EM SEU ESTATUTO A GARANTIA DE PROMOVER O BEM ESTAR DE SEUS ASSOCIADOS, ESPERAMOS QUE MAIS ATOS COMO ESTE SEJAM REALIZADOS, CUMPRINDO O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL, QUE DEVE SER ORGANIZADA.

    ResponderExcluir
  3. Quantos mais casos de Hepatite A, e outras doenças, vamos precisar para cuidarem da água e do esgoto?

    Não temos iluminação, não temos lixeiro,e muitos piscinões de lama espalhados pelo bairro.


    Socorro!
    Rua 55,54,33 e 34 pede socorro!

    Chega de nadar na lama!

    ResponderExcluir
  4. Isso é uma vergonha, depois a prefeitura vai querer cobrar impostos a " altura " . Como se o bairro de Itaipuaçu fosse um bairro nobre, casas BELAS E CARAS afundando na lama das ruas não pavimentadas, sem água potável e sem tratamento de esgotos;Como utilizar uma água sabendo que todo esgoto do bairro esta impreguinado no solo!?!? Como nossa amiga Maria Elisa, citou em um comentario, esse PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA; É uma comédia, no meu modo de ver eles só poderiam aprovar o financiamento, mediante fatores básicos para sobrevivencia humana, que é o saneamento básico, como o próprio nome já diz " BÁSICO". Fora a coleta de lixo que só passa na rua principal;isso quando passa!!! Isso é uma vergonha!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.