Morre o ex-prefeito de Maricá, Luciano Rangel


Por Walter Monteiro - Morreu na manhã desta sexta-feira (22), o ex-prefeito de Maricá, Luciano Rangel. O ex-prefeito lutava contra um câncer.
História
Luciano Rangel foi um dos grandes políticos de Maricá, descendente de família tradicional da cidade, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1939, filho de Arthurzinho de Abreu Rangel e de Joana Benedicta Rangel, sendo o segundo entre os irmãos Luciene Rangel Cesário da Silva e Luciésio Rangel.
Ainda em tenra infância já se mostrava estudioso aprendendo as primeiras letras em casa com os pais, fez o primário no Colégio Elisiário Matta, o ginásio no Colégio Maricá. Em Niterói cursou o secundário no Colégio Plinio Leite e a seguir, ingressou na Universidade Fluminense, bacharelando-se em direito.
Depois de formado, trabalhou na prefeitura como Secretário e casou-se com a senhora Sueli Peçanha Rangel. Desse enlace nasceram os filhos Érica Peçanha Rangel, Luciano Rangel Junior, Arthurzindo de Abreu Rangel Neto e mais tarde, adotaram um bebê e lhe deram o nome de Angelina Peçanha Rangel.
Ingressou na política na década de sessenta e aos 21 anos já era presidente da Câmara dos Vereadores, no governo de José Carlos Varella, quando estourou o Golpe Militar de 1964,. Além disso, teve participação ativa na sociedade como membro da Liga Maricaense de Desportos, Secretário do Esporte Clube Maricá, Presidente do Núcleo Municipal do CENEC (Companhia Nacional das Escolas da Comunidade), titular do Cartório de Registro Civil, Comissário de Menores e Prefeito da cidade por dois mandatos: 1978 a 1982 e 1996 a 2000.
Em seu histórico político, Luciano Rangel foi responsável por várias obras de grande importância para o município: construiu o prédio da prefeitura de Maricá, recapeou a estrada de Ponta Negra e a ponte sobre o canal, construiu o Fórum antigo da Cidade - hoje Câmara dos Vereadores - construiu a Agencia do Banerj, atual Itaú, a subestação de energia elétrica no Caxito, instalação da Telerj em prédio próprio; os prédios das Regiões Administrativas dos 2 o e 3o Distritos, descentralizando os serviços públicos da cidade. Ampliou a Escola Vereador João da Silva na Barra de Maricá, com nove novas salas de aula; construiu a Escola de Cordeirinho, batizando-a com o nome de Brasilina Coutinho; a Escola Rodrigo Monteiro, na Serra do Cambori; escola de Pedregulho; ampliou a escola do Recanto de Itaipuaçu, fez o Jardim de Infância “Janelinha do Saber”, em Taquaral; ampliou e modernizou o Hospital Conde Modesto Leal, com três enfermarias, um consultório, sala de emergência e mais doze leitos; ampliou o aeródromo em convênio com o DAC, colocando hangar, sanitários, secretaria, sala de aulas no aeroclube; colocou iluminação a vapor em várias ruas de Ponta Negra, Guaratiba, Praça Sidney Corrêa, Praça Milton Santos, Praça Augusto Byron, Praia de Jaconé, Praça da Bandeira, Praça Mario Byron, Praça de Esporte e Lazer Euclides Paulo da Silva, no Vilar de Maricá, reurbanização da Praça do Calaboca e abertura de ruas, estradas e infinidade de outras obras.
No inicio de 2012 o ex-prefeito se recolheu para tratar de um problema de saúde muito sério e nos últimos meses infelizmente sua doença agravou-se e veio a falecer nesta manhã de 22 de fevereiro de 2013 vésperas do seu aniversario onde completaria 74 anos de idade.

Comentários

  1. Ele fez mais que o Quaquá""

    ResponderExcluir
  2. Postaram aqui que uma telefonista-comissionada conseguiu emprego pro filhão, que trabalha bem debaixo do naris da mamãe...
    Um amigo jura de pés junto que ligou pra lá pra pedir um empreginho á atendente, mas na hora ela não estava.
    Mas, é uma boa idéia. Quem quiser tentar um carginho comissionado na prefeitura, deve ser só ligar para o 2637 2052 e falar com a atendente que botou o filhão pra mamar nas tetas do cabide.


    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    Essa sinopse biográfica de Luciano Rangel é minha, entregue ao Paulo Celestino para colocar num site. Sei que Itaipuaçusite não tem culpa, vc é meu amigo e respeito seu caráter, mas é tremenda falta de ética e abuso ler meu texto assinado por seu Paulo Celestino e Romário. Espero que entre em contato com a fonte e haja retratação. abraço
    walter monteiro

    ResponderExcluir
  4. meu amigo Bessa,
    pelo menos troca a data do falecimento, a morte foi hoje, dia 22 de fevereiro e não de janeiro,erro vindo do gazeta.
    abrç
    walter monteiro

    ResponderExcluir
  5. Meu amigão e grande ídolo Walter Monteiro, me desculpe! Falha imperdoável! Já retifiquei tudo. Depois eu te explico..rs. Grande abraço!!!

    Marcelo Bessa

    ResponderExcluir
  6. Valeu Marcelo, profissionais como vc nos dá força pra atravessar o mar de lama na política e a falta de ética na imprensa de Maricá.
    abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.