Samba enredo da Grande Rio 2014 - “Maricá: Pão, Circo e Carnaval"

Walter Monteiro - A matéria do Brasil Urgente Rio da Band foi simplesmente espetacular. Não só pelas notícias de Maricá que, aliás, não foram nada boas, mas pelo trabalho jornalístico, principalmente a edição, com uma sequência de cortes inteligentes e cenas de arrepiar. Vamos à reportagem:
 Logo de cara aparece a imagem de uma senhora em prantos, dizendo: - É muito descaso do serviço público... Muito descaso!  A seguir, cena de um terreno com tonelada de lixo, urubus em festa e a jornalista dizendo: - “Descaso também no lixão do Caxito. O cheiro é fortíssimo e moradores dizem que o tratamento do lixo não é o mais adequado. O chorume é desviado para valas e fazem a contaminação dos lençóis freáticos da região”.
 Uma panorâmica mostra o chorume escorrendo lentamente até um pequeno lago, e um corte no Pery “barbudo”, do Jornal Barão de Inoã, explicando: - “aqui embaixo (no solo) tem um grande manancial aquífero que poderia resolver o problema de água de Maricá. Mas a gente tá contaminando ouro”.  Não entendi o Pery se incluir como contaminador. Eu não contamino nada!
Antes de sair do local, a repórter Camila Greco ainda citou a taxa de lixo, novidade no IPTU deste ano, com valor alto e, em outra tomada, perto da prefeitura, ela comentou os cargos comissionados: -  “ O número de secretarias do município também chama atenção. Enquanto a cidade do Rio com pouco mais de 6 milhões de habitantes tem 28 secretarias, Maricá com 180 mil habitantes tem 30... “Algumas no mínimo curiosas, como a secretaria de assuntos religiosos”.
Houve um corte para a Avenida Amaral Peixoto, com carros em alta velocidade e sua voz em off: - além disso, existem mais 70 subsecretarias, onde um secretário hoje recebe 12 mil reais e um subsecretário 6 mil, ou seja, mais de 750 mil reais só para pagar secretários e subsecretários, no final do mês.
Foram inseridos na matéria alguns depoimentos: Primeiro uma idosa de fala mansa, que disse: - Porque tem que dá emprego a essa gente... Isso tudo é empreguismo e compra de voto! Na sequência, apareceu Ricardo Ferreira e explicou o empreguismo no governo Quaquá: - ”quando começa o processo eleitoral ele (prefeito) contrata gente de fora. Então aqui você encontra gente de todos os municípios e como tem que fazer campanha pra mulher, ele distribui cargos pro pessoal do PT de Nova Iguaçu, Caxias, Friburgo e Niterói, que serão os futuros cabos eleitorais”.
Bem documentado, Ricardo ainda abordou o fenômeno do nepotismo na corte. Disse que a mulher do vice-prefeito é atual Secretária de Educação, a do secretário de turismo se tornou diretora da UPA, a esposa do presidente da Câmara, nomeada Secretária do Trabalho. Infelizmente não houve tempo de falar da mulher do Castor na ação Social, do Adelso Pereira na iluminação pública, do filho do Robson Dutra no Esporte, da parentela do Cabo Fabrício na segurança, do Chiquinho na saúde e os demais vereadores no trem da alegria, cantando: - “E vai rolar a festa, vai rolar...“. Claro, com a aprovação de mais 1600 cargos e salários entre mil a dois mil reais, até mudo cantaria.
Terminada a matéria, o ancora Fabio Barreto, que a tudo assistia, comentou indignado: - “Enquanto isso, no Hospital Conde Modesto Leal um corpo fica sem refrigeração durante 7 horas, a família nem foi avisada e o prefeito pensa em Carnaval”!
As imagens de Maricá continuavam na tela e ao lado, em janela menor, o apresentador lia a nota enviada pelo prefeito, que estava na Itália: Quaquá disse a importância da Grande Rio divulgar o nome e a marca de Maricá, no seu Bicentenário, no mercado nacional e internacional.
Ao terminar, Fabio Barreto fez uma cara de deboche e disse: Que coisa linda, espetacular! Depois fica sério e meteu a pancada no governo: O negócio é o seguinte: Em Maricá as obras começam e nunca terminam. O hospital Conde Modesto Leal é um matadouro, sem condições de receber pacientes, o lixo hospitalar descartado de forma irregular, falta de asfalto, saneamento, infra-estrutura básica e elevando a voz afirmou: Esse é o verdadeiro retrato de Maricá! E joga a pergunta no ar: “Será que é isso que o prefeito quer transformar em turismo”! Ele dá uma pausa e comenta: “Ta faltando trabalho”... Tá sobrando mentira...
Mais calmo ele fez sua análise: - Mas como tudo neste país acaba em samba, o senhor prefeito e seus pares mostram para o povo que saúde, educação, segurança e saneamento básico são bobagens. São detalhes que não fazem a menor importância... Pra que gastar dinheiro em hospital, aliás, dinheiro de impostos não é dinheiro de ninguém! Não é mesmo autoridades de Maricá!  E ironizava: - Vamos para festa... Vamos para o carnaval! Vamos matar o povo! E depois vamos para a avenida sambar!
Com o dedo indicador na testa, perguntou: - Senhores administradores de Maricá: Onde vocês pensam que estão? Onde vocês pensam que estão? A câmera aproxima do seu rosto e com a mão espalmada ele bate na própria face e diz irritado: - Isso é um acinte... Isso é um tapa na cara das pessoas... Falta de vergonha... É quase um flagelo que esse povo se encontra... Tirar 3 milhões de reais dos cofres públicos, de uma cidade que agoniza em problemas, para colocar num enredo de escola de samba é no mínimo um deboche, isso é a política do pão e do circo!
Nota: Infelizmente não dá para continuar, apenas deixo a última frase do apresentador da Band, senhor Fabio Barreto: - “esses políticos, antes de malvados, são criminosos. Primeiro eles arrancam a dignidade, depois assaltam o futuro, roubam a esperança, promovem a violência e finalmente matam, com requinte de crueldade para tocar samba no funeral”.
Aos interessados deixo o link e boa diversão:

Comentários

  1. Finalmente um meio de comunicação de massa deu voz à população de Maricá. Falta a Justiça fazer a parte dela e extrair esse câncer da vida pública de nosso lindo município.

    ResponderExcluir
  2. estou em choque , com a situaçao de marica que não tenho nen palavras para comenta,oque vai ser do povo de marica ? socorro!!!!

    ResponderExcluir
  3. ITAIPUAÇU FOI TOMADO DE POBRES METIDO A RICO UM PENSA QUE E MELHOR QUE O OUTRO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.