Direto de Maricá: Em Itaipuaçu, esgoto a céu aberto brota do chão

Em Itaipuaçu (Maricá-RJ), o problema nas imediações da rua dos Narcisos, próximo ao Barroco, é ainda mais grave, segundo alguns outros moradores. Na semana passada o ITAIPUAÇU SITE publicou uma reportagem sobre o descaso da prefeitura naquela região, onde um valão foi aberto pela secretaria de Obras, sob pretexto de manilhá-lo em toda sua extensão. Porém, tal obra foi abandonada e para azar dos moradores as chuvas que atingiram o lugar, logo após, inundaram de água e lama toda aquela localidade.

Entretanto, após nova denúncia na última sexta-feira (25), voltamos ao mesmo local e constatamos que a água que fora transbordada e que permanece empoçada em frente as residências, é puro esgoto.

De acordo com a denunciante que prefere não se identificar, nossa reportagem deu ênfase apenas à rua dos Narcisos (principal) e esqueceu das ruas transversais, onde, segundo ela, o caso é bem mais grave. O problema vem desde o ano de 2011, quando após várias inundações, os moradores requereram junto à prefeitura um manilhamento que pudesse escoar as águas pluviais. Na época, segundo depoimento do síndico de um dos condomínios, que também prefere manter-se no anonimato, a prefeitura cobrou R$ 200 de cada morador para comprar as manilhas e efetuar o serviço. Todos concordaram, pagaram e a obra acabou sendo feita, só que durante os trabalhos, os moradores constataram que as manilhas compradas pela prefeitura com o dinheiro deles era de péssima qualidade, com um diâmetro de boca muito pequeno e que provavelmente não suportaria o volume grande das águas. Dito e feito. As tubulações, poucos anos depois, acabaram estourando.

Mas do outro lado da estória, desde antes, como na região não existiam - ainda até hoje não existem - tubulações sanitárias e em todas casas ainda funcionam o arcaico sistema constituído de fossas e sumidouros, e em virtude da quantidade de condomínios existentes nas ruas daquela localidade, cada um com aproximadamente 24 casas, "alguém", não se sabe quem, certa ocasião, segundo informações, fez ligações clandestinas dos tais sumidouros com as tais manilhas.

Hoje, toda vez que chove, o valão com o esgoto transborda e em alguns locais o líquido fedido brota do próprio chão. Para piorar ainda mais, o esgoto está retornando para dentro das casas através dos próprios vasos sanitários. Confira a seguir o vídeo desta reportagem:


Acesse também a outra reportagem anterior relacionada a este assunto:

Itaipuaçu: Moradores do Barroco pedem socorro






Comentários

  1. Olá itaipuaçu site eu queria saber se já tem água no jardim atlantico em itaipuaçu .....

    ResponderExcluir
  2. Ainda não, prezado leitor anônimo. E nem há previsão..Obrigado. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  3. Na rua 57 jardim atlantico itaipuaçu está um caus de pasar está cheias de lama e tem escoto a ceu aberto e queremos melhorias nas demais ruas de itaipuaçu e principalmente na avenida 2

    ResponderExcluir
  4. Há manilha desde a Rua 25, na Estrada de Itaipuaçu trazendo água para esse valão. Pretendem que as águas cheguem ao Rio Itaocaia, que na realidade é um dreno. Vamos ter é a inundação do Rincão Mimoso e de varias partes próximas ao dreno, até chegar no Mato Dentro. Se foram colocar as águas da Rua Um para o valão da Rua Um , ela , também, será levada para o mesmo local, que chamam de Rio Itaocaia e vai dar retorno.

    ResponderExcluir
  5. Bom ver o Bessa discutindo assunto de interesse da população em Itaipuaçu.
    Maricá (do outro lado da restinga) vai muito bem com volumosas obras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.