MPF indicia prefeito Quaquá e mais dois secretários pela queda de avião que matou juiz em Maricá

Reportagem de Marcelo Bessa

A Justiça Federal no Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) que responsabiliza o prefeito de Maricá e mais dois secretários municipais pelo acidente com o avião bimotor 'Seneca' que caiu numa lagoa próximo à cabeceira da pista do Aeroporto de Maricá, matando duas pessoas, entre elas o juiz estadual Carlos Alfredo Flores da Cunha.

Os corpos na margem da
lagoa (Foto: João Henrique)
O acidente ocorreu no dia 21 de outubro do ano passado quando a aeronave, que estava em estado de emergência devido à pane em um dos motores, foi impedida de pousar na pista por agentes municipais. O comandante Adelmo Louzada arremeteu a aeronave para realizar uma outra tentativa de pouso, mas acabou caindo na lagoa.

Casula e Quaquá: indiciados
O processo nª 0000722-71.2014.4.02.5102 está em andamento na 2ª Vara Federal de Niterói. Os acusados são: Washington Siqueira, conhecido pelo vulgo de "Quaquá", prefeito de Maricá e presidente regional do PT-RJ, o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Lourival Casula, e o secretário municipal de segurança, Fabrício Bittencourt. Eles vão responder por crime previsto no Art. 261 do Código Penal.



Confira, a seguir, outras reportagens sobre este caso:

MP investiga denúncias de irregularidades no fechamento de um aeroporto no litoral do Rio


Itaipuaçu Site tem acesso exclusivo à gravação que pode incriminar prefeito e secretários

Aeroporto: Em vídeo, Casula admite que tentou impedir pouso de avião na pista









Comentários

  1. PARA QUEM NÃO CONHECE A LEI

    Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
    Art. 261 - Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea:

    Pena - reclusão, de dois a cinco anos.

    Sinistro em transporte marítimo, fluvial ou aéreo
    § 1º - Se do fato resulta naufrágio, submersão ou encalhe de embarcação ou a queda ou destruição de aeronave:

    Pena - reclusão, de quatro a doze anos.

    Prática do crime com o fim de lucro
    § 2º - Aplica-se, também, a pena de multa, se o agente pratica o crime com intuito de obter vantagem econômica, para si ou para outrem.
    Modalidade culposa



    § 3º - No caso de culpa, se ocorre o sinistro:



    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

    Atentado contra a segurança de outro meio de transporte

    ResponderExcluir
  2. Desabafo da Silva com vergonha na cara12 de setembro de 2014 às 16:29

    A cidade de Maricá precisa que saia uma decisão mais célere neste processo, não é um processo que passa pelo corruptivel TRE, nem outra instância política, mas passa pela instância da moralidade, da vergonha na cara que falta à muita gente em Maricá, principalmente estes que representam partidos políticos, ou pseudo-políticos que estão neste círculo vicioso e nefasto para retirar seu quinhão, pouco se importando o que passa o cidadão comum, sua família, quando procura o hospital e até mesmo a UPA. A sociedade maricaense tem que sentar, unir-se e trazer para a discussão de qual é o seu papel nesta conjuntura política que determina as suas vidas, não se pode deixar que meia dúzia de idiotas se digam políticos e na verdade só buscam o enriquecimento ilícito Hoje em Maricá temos candidatos em pele de cordeiro, que em nada são diferentes dos picaretas de plantão, apoiam e aliam-se a candidatos pela força do nome, que na verdade, sao os maiores canalhas que este Estado já teve o desprazer de conhecê-los, candidatos que sáo burgueses e que não gostam do povo simples, temos candidatos que ao invés de divulgarem sua dobrada em Maricá, trazem outras dobradas de outros municípios somente pela questão financeira, temos também candidatos que só estão nesta disputa para medir forças, para ver quem terá mais chances de ser o novo larápio dos cofres públicos, temos também candidatos que se vestem de oposição ao atual governo e na verdade filia-se a um partido medíocre e se diz uma nova linha de política, me poupe, Maricá voce tem que acordar, voce tem que dizer o que voce quer? Voce tem que acabar com esta geração de corruptos, despreparados e políticos que não representam nada, vamos ser sionceros, vamos falar a verdade, vamos trabalhar, vamos gerenciar esta cidade como ela merece, com responsabilidade, com grandeza, vamos fazer a verdadeira política, vamos dar espaço para que todos possam falar.E se o Prefeito e os secretários forem considerados culpados, que sejam presos e cumpram suas penas, e vamos seguir em frente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.