Criminalidade assusta moradores de Itaipuaçu

Quem vive em Itaipuaçu já sabe que não tem mais os mesmos privilégios de algum tempo atrás. Na verdade, moradores de toda Maricá já não tem mais como dormir de portas e janelas abertas, deixar seus veículos na rua e dormir tranquilamente sabendo que nada irá acontecer.

Recentemente uma onda de violência tem assustado os moradores de Itaipuaçu e de toda a cidade. Mesmo os indicadores não mostrando esse crescimento, os cidadãos convivem com o medo e a precaução, sentimentos que outrora não era percebido.

Na última terça-feira (30), criminosos invadiram uma residência localizada no loteamento Jardim Atlântico, na rua 33 entre as ruas 17 e 18 e roubaram diversos pertences. O caso chamou a atenção pois aconteceu em plena luz do dia, por volta das 14h. Três televisões, dois notebooks, um video game, além de joias e pertences pessoais foram levados.

As estatísticas policiais mostram que houve uma redução no número de roubo a residências em Maricá nos cinco primeiros meses deste ano. Comparando com o mesmo período do ano passado, Maricá registrou 9 roubos a residências em neste ano contra 18 em 2014.

Ainda de acordo com estatísticas fornecidas pelo ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro), comparando os cinco primeiros meses de 2015 e 2014, o número de homicídios caiu de 31 no ano passado para 23 neste ano. Outros crimes que ‘diminuíram’ foram roubo de carros (de 91 em 2014 para 74 em 2015) e roubo a estabelecimentos comerciais (de 34 em 2014 para 9 em 2015). Assalto a transeunte registrou um recorde na cidade, foram 144 casos de assaltos de janeiro a maio de 2015, ante 142 casos no mesmo período do ano passado.

A falta de registro das vítimas na delegacia acaba atrapalhando a criação da mancha criminal, que é utilizada para determinar onde há mais casos de assaltos, roubos e furtos, e para deslocar o policiamento necessário, já que a mancha normalmente migra. Atualmente, a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Pública tem feito um trabalho de planejamento e, com a instalação de câmeras em pontos estratégicos, acredita-se que possa diminuir os casos de roubo nos ruas e a solucionar de forma ostensiva alguns crimes, já que há um trabalho conjunto da Prefeitura com as polícias (militar e civil).

Fonte: Maricá Info
Reportagem: João Henrique





Comentários