Prefeito de Maricá dá tiro no próprio pé ao divulgar pesquisa fraudulenta

Por Marcelo Bessa - O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, do PT, divulgou na semana passada, através do Jornal O Dia, uma pesquisa onde coloca seu candidato à sucessão na prefeitura, Fabiano Horta - também do PT - na frente da disputa, com surpreendentes 46% de intenção de votos, contra 26% do seu principal adversário, Marcelo Delaroli, do DEM. No entanto, tudo não passou de uma fraude manipulada.

A trama foi descoberta rapidamente e a "bomba" estourou na cidade. De acordo com o pré-candidato a prefeito Marcelo Delaroli, numa entrevista à imprensa realizada no início da noite da última sexta-feira (17),  a pesquisa foi produzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), entre os dias 3 e 5 de junho.

Acontece que o IPESPE, já reconhecido na mídia como manipulador de pesquisas eleitorais, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal, em Pernambuco, pelo crime de manipulação dados de pesquisas, com a intenção de induzir a opinião pública a cerca de vantagens em relação aos objetos supostamente pesquisados.

A suposta fraude foi denunciada pelo jornal Folha de São Paulo. O Ministério Público (MPF-PE), em seu website, ressaltou que "o procedimento preparatório, instaurado na Procuradoria da República, em Pernambuco, vai apurar se as propagandas do Novo Recife estão sendo veiculadas com o intuito de induzir a opinião pública à aprovação do projeto. A finalidade é proteger o direito fundamental dos cidadãos à informação e à apresentação verdadeira do anúncio".

"O MPF requisitará informações aos responsáveis pela propaganda e à entidade que realizou a pesquisa, além de oficiar os órgãos de regulação das atividades de publicidade e propaganda. Também foi expedido ofício dirigido ao Ministério Publico de Pernambuco (MPF-PE), para que os fatos sejam apurados no âmbito da tutela do consumido", diz o texto.

O que mais chamou a atenção dos maricaenses em relação à tal pesquisa divulgada, foi o fato de o prefeito de Maricá (região metropolitana do Rio de Janeiro), Washington Quaquá, ter contratado um instituto do Estado de Pernambuco para a realização da mesma.

Durante as investigações sobre a procedência da pesquisa, alguns "podres" foram descobertos. De acordo com Marcelo Delaroli, a armação teve a participação de Fátima Pacheco, uma pré-candidata a prefeita no município de Quissamã (região norte do Estado do Rio de Janeiro) e, que por incrível que pareça, era nomeada como coordenadora das Ações e Desenvolvimento do Trabalho na Prefeitura de Maricá (Decreto nº 63 de 08 de julho de 2014).


Confira, a seguir, o vídeo compacto com os tópicos relevantes da entrevista de Marcelo Delaroli, concedida à imprensa de Maricá:




Comentários

  1. Porque o site nao fala do desafio que o Prefeito fez ao seu oponente?

    ResponderExcluir
  2. Identifique-se, por gentileza, para obter respostas...

    ResponderExcluir
  3. É vdd eu vi isso aí pelo zap! Quaqua chamou Marcelo para rachar uma pesquisa do data Folha e outra no ibope já que ele está dizendo que essa pesquisa é mentirosa se eu fosse Marcelo eu aceitava mas... Vamos ver se Marcelo vai aceitar ou arregar

    ResponderExcluir
  4. Ô anonima, se o Macelo rachar a pesquisa com o pato e esse Quaquá, que deveria ser Quenquém, comprar a pesquisa, Marcelo tá ferrado, exatamente isso que eles querem, entendeu ou precisa rabiscar?

    ResponderExcluir
  5. Vc é muito inteligente sr anônimo vc acha que o data Folha e o ibope vão se vender p Quaqua? Até parece... Data Folha e ibope São institutos sérios meu amigo nunca houve nenhum tipo de denúncia contra os mesmos a vdd é que Marcelo arregou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus né... Parece que são cegos, você não esta vendo como a saúde de Maricá esta?!E agora sem ambulâncias por falta de pagamento que é algo absurdo, pois o prefeito tem condições para pagar e não pagou porque? Enquanto isso gasta milhões com eventos... E vc vem aqui pra falar de pesquisa??? Por isso q Maricá esta desse jeito, vcs não merecem o melhor.

      Excluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.