Comprovada fraude em pesquisa eleitoral de Maricá divulgada pelo 'O Dia'

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a pesquisa eleitoral feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em 16 de junho no jornal O Dia, que apontou o Deputado Federal Fabiano Horta (PT) com 46% das intenções de voto, enquanto o suplente de Deputado Federal Marcelo Delaroli (DEM) aparece com 26%. O TRE de Maricá comprovou irregularidades da pesquisa.

O petista Fabiano Horta é candidato à sucessão de Quaquá
(Foto: Reprodução)
A fraude foi denunciada pelo jornal Folha de São Paulo e pelo pré-candidato de oposição, Marcelo Delaroli, que estranhou o fato do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), ter contratado um instituto do Estado de Pernambuco para a realização da pesquisa. Outro fato que chamou atenção foi a participação de Fátima Pacheco, pré-candidata a prefeita no município de Quissamã (região norte do Estado do Rio de Janeiro) e que já trabalhou como coordenadora das Ações e Desenvolvimento do Trabalho na Prefeitura de Maricá (Decreto nº 63 de 08 de julho de 2014).

De acordo com a Justiça Eleitoral, a pesquisa contém vício formal e material, em desacordo com o que determina a Resolução 23.453/2015 do Tribunal Superior Eleitoral. Outro ponto questionado foi o fato de a pesquisa apresentar margem de erro de 9,95%, incompatível com o centro da meta do registro declarado que deveria ser de 4,1%.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o Ipespe não realizou cruzamento entre o total de entrevistas e bairros listados na metodologia, o que contraria a distribuição demográfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o TRE.

O Ipespe é investigado por várias fraudes e já foi condenado pela Justiça Eleitoral por pesquisas com suspeita de irregularidades. O instituto também é investigado pelo Ministério Público Federal por manipulação de resultados no Recife.




Comentários

  1. ESSE PALHAÇO NÃO CONVENCE NAIS NINGUÉM,SÓ FEZ MERDA EM MARICÁ,ASFALTO VAGABUNDO,PONTE SE UTILIDADE,FRAUDANDO VOTOS PARA ESSE FABIANO QUE É OUTRO QUE VOTOU CONTRA AS MULHERES

    ResponderExcluir
  2. Ainda temos que aguardar as eleições e ver se o povo "inteligentíssimo" vai continuar recebendo algo em troca (se é que me entendem) para votar nessa corja. A que ponto nos chegamos, fraudar pesquisas !

    ResponderExcluir
  3. A empresa que faz a urbanização da Av Dois com os vinte milhões da Petrobrás, compensação pelo duto do Comperj que jogará águas servidas da Refinaria na praia de Itaipuaçu (em frente à rua 60), demitiu os operários por falta de repasse da Prefeitura para continuidade da obra. A obra do jeito que está pouco serve para a coletividade pois não liga nada a lugar algum. Pela Av Dois circula uma linha de ônibus que continuará passando por buracos enormes pois o trecho entre a Rua 1 e a 66 ficou incompleto. Obra muito esperada pela moradores do Jardim Atlântico Central vai ser usada para fazer chantagem eleitoral (só vai ser concluída se o candidato do prefeito for eleito?)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.