Marcelo Delaroli emite nota de esclarecimento sobre sua inelegibilidade

O candidato a prefeito derrotado na conturbada eleição em Maricá, Marcelo Delaroli (DEM), emitiu, na manhã desta terça-feira (18) em sua página do Facebook, uma nota de esclarecimento aos seus eleitores em razão de supostos boatos sobre o seu recurso interposto, no TSE, contra uma decisão do TRE-RJ, que indeferiu seu registro de candidatura poucos dias antes da realização do pleito.

Dos fatos noticiados

Durante o período eleitoral em 2012, o prefeito e então candidato a reeleição, Washington Quaquá (PT), na tentativa de calar um jornal, supostamente opositor (MARICÁ EM FOCO), moveu uma ação contra seu adversário concorrente, Marcelo Delaroli (DEM), atrelando-o ao tal jornal. Porém, a juíza da 55ª Zona Eleitoral extinguiu a ação. Mesmo assim, Quaquá recorreu da decisão tentando reformar a sentença, mas esbarrou na firmeza da Juíza Juliane Mosso Beyruth de Freitas Guimarães que, em 09/05/2013, manteve a decisão. Não satisfeito, Quaquá recorreu ao TRE-RJ e os desembargadores decidiram tornar Delaroli inelegível por 8 anos.

Inelegível e com planos para as eleições de deputado federal em 2014, Marcelo Delaroli recorreu ao TSE e conseguiu uma liminar garantindo assim sua liberação para concorrer e, após o pleito, ficou como 1º suplente.

Durante o período eleitoral deste ano (2016), o fantasma da inelegibilidade de Marcelo, então candidato a prefeito, voltou à tona nas rodas públicas e nas redes sociais. Seus adversários, temerosos da derrota, espalharam muitos boatos pela cidade e aos poucos foram minando a sua campanha. Para engrossar o caldo, estranhamente, faltando quase 30 dias para as eleições, o PDT e PPS entraram com ação no TRE para impugnar a candidatura do democrata, que já aparecia à frente nas pesquisas, alegando que o candidato do DEM estaria inserido no contexto como "ficha suja". Os desembargadores do TRE-RJ, impuseram um placar unânime (6 x 0) em favor da ação, corroendo ainda mais os pilares da campanha de Delaroli.

No entanto, apesar das controvérsias, a verdade aparecerá de qualquer modo, pois tudo indica que Marcelo Delaroli deva assumir em janeiro, como Deputado Federal no lugar de Dr. João que por sua vez deve assumir a prefeitura de São João de Meriti. Portanto, se Marcelo estiver realmente inelegível como seus adversários apregoam, não poderá ser diplomado e nem assumir o cargo.

Confira a seguir a nota de Marcelo Delaroli:

NOTA:

Venho, por meio desta, esclarecer a respeito das mentiras divulgadas nas redes sociais desde ontem por meus opositores. NÃO É VERDADE que ontem, 17/10/2016, o TSE julgou o meu recurso interposto contra a decisão do TRE/RJ que indeferiu o meu registro de candidatura.

Também NÃO É VERDADE que o TSE manteve a condenação por abuso de poder e me deixou inelegível. A verdade é uma só.

O TSE, em 2014, AFASTOU EXPRESSAMENTE A MINHA INELEGIBILIDADE. Essa decisão transitou em julgado, e não há como ser alterada. O TRE/RJ este ano DESCUMPRIU a determinação do Tribunal Superior ao indeferir o meu registro de candidatura ao cargo de Prefeito, por isso recorri ao TSE.

A equivocada decisão do TRE não me impede de concorrer em outras eleições, municipais, estaduais ou federais, pois, além de estar contra o que decidiu o TSE, se refere apenas e tão somente às eleições de 2 de outubro de 2012. Tanto isso é verdade que não fui impedido de concorrer a deputado federal em 2014.

Conforme disse acima, o TSE AFASTOU EXPRESSAMENTE A INELEGIBILIDADE ainda em 2014, e só não reformou a decisão do TRE este ano porque o meu recurso não chegou em Brasília antes das eleições.

Com a mudança na legislação eleitoral o recurso de todos os candidatos que ficaram em segundo colocado serão julgados prejudicados, nem favorável nem desfavorável, pois qualquer problema que venha a ter o primeiro colocado ou fraude nas eleições terão novas eleições e estarei TOTALMENTE liberado a disputar.

Outra dúvida que venho esclarecer é que poderei assumir o mandato de deputado federal, não tem nada jurídico que venha me impedir como também afirmam os opositores, mostrando a todo momento não terem nenhum interesse pelo município, pois para a cidade é importante o representante para lutar pelos nossos direitos.

MARCELO DELAROLI



Previous
Next Post »

10 comentários

Click here for comentários

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment