Maricá: Secretário de turismo quer a volta do antigo trem "Maria Fumaça"

Em breve, um vagão do antigo trem "Maria Fumaça", personagem importante na história da cidade, será instalado no lugar da réplica da antiga estação de Maricá, construída na praça Conselheiro Macedo Soares, onde atualmente funciona uma base da secretaria de turismo, segundo informações da prefeitura.

(Foto ilustrativa)
De acordo com as informações, o atual secretário da pasta, Robson Dutra, está à procura de locais onde algumas dessas relíquias ainda podem ser encontradas. Sua intenção é instalar a "Maria Fumaça" ainda este ano.

Ainda segundo informações, a secretaria de turismo, no mesmo local, passará a funcionar diariamente, inclusive aos domingos e feriados, com funcionários poliglotas, para orientar os turistas.

Outros pontos do município também terão atendimento especializado aos visitantes; inicialmente, em Ponta Negra, na praça Nossa Senhora das Graças, e no distrito de Itaipuaçu, no terminal rodoviário da rua 1.

História

Resultado de imagem para estrada de ferro de maricáEm 1894 foi inaugurada a estação do Centro (foto) e, logo depois, a estacão de Manoel Ribeiro - na época um grande centro econômico na região. Em 1889 foi inaugurado o trecho entre Rio do Ouro e Itapeba, três quilômetros da antiga Vila de Maricá. A ferrovia era utilizada para transporte de pessoas e mercadorias (como bananas, laranjas, limão, galinhas, etc.) e, inicialmente, foi inteiramente construída com capital particular dos seus sócios.

Em 1932 a estrada de ferro recebeu auxílio do governo federal, sendo anexada a Estrada de Ferro Leopoldina e depois incorporada à Central do Brasil. Havia integração com o antigo sistema hidroviário Rio-Niterói da época, que ainda mostrava sinais de fragilidade (barcas). Na década de 1950 ocorreu uma diminuição de investimentos do governo federal. Em 1963 os diretores da estrada de ferro e o governo federal decretaram o fim dos serviços da ferrovia.

Ainda neste ano, um episódio conhecido como o "sequestro simbólico" marcou o fim da estrada de ferro no município. Inconformados com o fechamento da ferrovia, moradores locais, liderados por alguns políticos, puseram em funcionamento um trem que estava paralisado na estação de Neves (SG) e viajaram até o Centro de Maricá, trazendo vários passageiros pelo caminho. Na chegada, o grupo que liderou este episódio fez um comício em praça pública, com a participação da população maricaense.

A Estrada de Ferro de Maricá chegou a possuir 157 quilômetros de extensão e 16 estações. Ao contrário da antiga capital federal (Rio de Janeiro), infelizmente os governantes da época não investiram neste transporte como meio de locomoção em Maricá, restando apenas uma memória não vivida na atual contemporaneidade da cidade. A antiga estação de Maricá abriga atualmente a Secretaria do Turismo da Prefeitura Municipal de Maricá, na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Comentários

  1. Fico feliz , mas o ideal seria que a cidade ja tivesse a sua propria Maria Fumaça.Vai custar um absurdo adqiir uma. Vamos la Secretário de Turismo, vamos potencializar o turismo na cidade! Mas há um grande potencial ja a ser explorado e que esta abandonado!!!!

    ResponderExcluir
  2. ESTÃO CRIANDO MAIS UM SIMBOLO DE CORRUPÇÃO EM MARICÁ SÓ FALTA PINTAR DE VERMELHINHO O TREM EPT MARIA FUMAÇA.

    PARA UM MUNICÍPIO CAÓTICO COMO DE MARICÁ EM ESPECIAL ITAIPUAÇU TOTALMENTE ABANDONADA.

    E UM TAPA NA CARA DA POPULAÇÃO QUE NÃO REAGE A ESTA IMORALIDADE.

    ResponderExcluir
  3. UM ABSURDO,UMA IMORALIDADE QUE ESTAMOS SOFRENDO DENTRO DE MARICÁ E EM ESPECIAL ITAIPUAÇU TOTALMENTE ABANDONADA.
    UMA VERGONHA A POPULAÇÃO CONVIVER COM ESTA SITUAÇÃO CAÓTICA NO NOSSO MUNICÍPIO.
    ESTAMOS PAGANDO NOSSOS IMPOSTOS E NÃO VIMOS NENHUM PROGRESSO DENTRO DE ITAIPUAÇU.
    ESTÃO DESCARADAMENTE JOGANDO NOSSO DINHEIRO NO RALO OU NO BOLSO COM A CRIAÇÃO DO TRANSPORTE EPT VERMELHINHO.
    ESTÃO DESCARADAMENTE CRIANDO OUTRO ELEFANTE BRANCO COM O TREM MARIA FUMAÇA PARA UM MUNICÍPIO CAÓTICO COMO DE MARICÁ EM ESPECIAL ITAIPUAÇU.
    NÃO ACREDITO QUE UMA POPULAÇÃO ESCLARECIDA FINGE NÃO ENTENDER ESTA IMORALIDADE.
    NÃO ACREDITO QUE ESTA POPULAÇÃO ESCLARECIDA FIQUE SOBREVIVENDO SEM ÁGUA E ESGOTO.
    NÃO ACREDITO QUE ESTA POPULAÇÃO ESCLARECIDA PERDA SUA CAPACIDADE DE REAGIR ESTA ABERRAÇÃO.
    PELO AMOR DE DEUS VAMOS DA UM BASTA A ESTA IMORALIDADE .
    COBRE E DENUNCIE

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a população de maricá por compactuar com esta aberração.

    ResponderExcluir
  5. Absurdo como estes governantes do PT perderam o respeito com a população.

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras !!! para um município caótico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.