tag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post5397699938026764024..comments2024-02-26T00:48:17.908-03:00Comments on Itaipuaçu Site: Falta de visão...podia e devia estar muito melhorMarcelo Bessahttp://www.blogger.com/profile/11503274500101730055noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-5538848523111047322014-08-28T11:32:16.075-03:002014-08-28T11:32:16.075-03:00O que faltou discutir aqui é o custo e o benefício...O que faltou discutir aqui é o custo e o benefício do asfalto e do paralelepípedo, adequando à realidade de Itaipuaçu. Prefeituras pobres dificilmente adotariam a proposta mais cara. Outros fatores devem ser considerados, como a necessidade de recursos para a área da saúde. Um prefeito, nem que fosse homem probo, com expectativa de governar 8 anos não adotaria a solução mais cara, beneficiando um número menor de habitantes e retirando recursos de outras áreas essenciais. Mas como proposta, toda tese romantizada tem o seu valor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-28133676871906452322014-08-18T13:33:16.286-03:002014-08-18T13:33:16.286-03:00"Não foi falta de "intertravamento"..."Não foi falta de "intertravamento" dos paralelepípedos, mas sim o afundamento da pista em 1 m de profundidade ocasionado pelo encharcamento e fragilização do solo."<br />Ora, o que foi dito é justamente que não houve o preparo do solo. Como isso não foi feito, ele obviamente afundou. <br />Vale lembrar que preparar o solo é algo que necessário tanto para paralelepípedos quanto para asfalto e o resultado do desleixo na cama do assentamento estraga os dois tipos de pavimentação. Vale lembrar, também, que aquele mesmo trecho da rodoviária atualmente está ondulado e esburacado – onde não foi recapeado. O “esmero” é tanto que esse asfalto “tão bem impermeabilizado”, conforme dito, foi feito diretamente por cima dos paralelepípedos.<br />O asfalto na Estrada de Itaipuaçu (teoricamente drenado) tem somente 3 anos e já está esburacado em vários trechos. A maneira como ele foi feito fatalmente será reproduzida nas vias internas e o resultado será igual – BURACO. <br />A utilização de paraleleípidos com assentamento adequado é a solução que qualquer engenheiro rodoviário daria para vias internas com pouca circulação de veículos em uma região de restinga onde, abaixo da turfa, existe uma areia perfeita para compactação. <br />É claro que um assentamento de paralelepípedos mal feito dará muito mais trabalho de maquiar do que um asfalto remedado eternamente. Não pode ser feito às pressas, como muito bem exposto por Hélio Braga, mas sim, é a solução mais adequada tecnicamente e mais agradável visualmente, já que ajudaria a preservar a característica provinciana de Itaipuaçu.<br />Drenagem adequada do solo + grade de assentamento bem feito = pavimentação que dura séculos sem ser mexida.<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-82532340549429463822014-08-16T16:57:23.879-03:002014-08-16T16:57:23.879-03:00Tenho casa de veraneio em Itaipuaçu e só apareço e...Tenho casa de veraneio em Itaipuaçu e só apareço em dias ensolarados e férias de verão ou quando nosso bom prefeito dá show musical com dinheiro do contribuinte. Estou pouco me importando com quem mora ai e vive atolado na lama.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-89715621592516448782014-08-14T10:55:09.925-03:002014-08-14T10:55:09.925-03:00Sou morador também de Itaipuaçu, e sou contra o u...Sou morador também de Itaipuaçu, e sou contra o uso do asfalto, pois além de já exposto no texto, o colocado na região não é de boa qualidade (vide os buracos q já apareceram) e a drenagem não suporta, vide os imensos bolsões d´ agua que surgem após chuvas fortes e o "eterno" bolsão na estrada..ja´reportado no site. Não precisamos ir na Europa, basta vir ao Rio ,aonde diversas ruas, ladeiras e tuneis ainda existem paralelipípedo..e não ocorre o q aconteceu junto a Rodoviária, o problema ali como entre outros locais q tem asfalto em Itaipuaçu...é q não há base p/ sustentar o peso constante da passagem de onibus e caminhoes .... E além que na minha opinião, os blocos de cimento, são mais "simpaticos "para uma região de casas e praia, como vejo q foi usado em Mangaratiba (onde minha mãe mora) e q aquecem menos q o asfalto..q veremos quando chegar no verão a "onda de calor " q subirá da pista...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-58287636206171535482014-08-14T07:57:33.802-03:002014-08-14T07:57:33.802-03:00Essa proposta parece-me fora de contexto. Creio, c...Essa proposta parece-me fora de contexto. Creio, corrijam-me se eu estiver enganado, que Maricá possui uma vasta área territorial e uma população relativamente pequena, algo em torno de 140 mil habitantes, o que resulta baixa densidade demográfica. 90% de suas vias públicas não possuem revestimento algum e suas residências são, em sua maioria, casas com jardins e quintais por onde a água da chuva infiltra-se facilmente. Essa proposta dos paralelepípedos estaria mais bem colocada para regiões como o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro, onde predominam prédios de edifícios, com alta taxa de impermeabilização do solo. Suponho que vá demorar pelo menos uns quatrocentos anos para que Maricá atinja esse patamar de impermeabilização do solo. Não seria mais racional elaborar leis urbanísticas, limitando a área construída, obrigando o proprietário, sob pena de multa pecuniária, a manter uma parte do solo do lote com cobertura vegetal? Ou o lógico em nosso país é deixar que o mercado imobiliário faca o que bem enteder pois, o poder público, depois dos danos ambientais, virá em socorro ao meio ambiente, gastando rios de diheiro para satisfazer os ambientalistas elitizados, desviando os recursos públicos tão mais necessários a saúde e a educação?<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-67763616813256128852014-08-12T12:43:20.804-03:002014-08-12T12:43:20.804-03:00Caro HB, respeito todas as idéias e sou defensor d...Caro HB, respeito todas as idéias e sou defensor da livre manifestação do pensamento e contrário ao que reza a Constituição Federal, que veda o anonimato, acredito que as opiniões devam ser julgadas pelo seu mérito e não pela imagem pública de seu autor. O problema que ocorreu no entorno do Terminal Rodoviário de Itaipuaçu, não foi falta de "intertravamento" dos paralelepípedos, mas sim o afundamento da pista em 1 m de profundidade ocasionado pelo encharcamento e fragilização do solo. Palavra de quem vivenciou o problema diariamente ao levar os filhos para a escola. Cabe lembrar que Itaipuaçu não é o Leblon.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-2697101013226065832014-08-12T12:22:53.165-03:002014-08-12T12:22:53.165-03:00Graças a este texto descobri a solução para o prob...Graças a este texto descobri a solução para o problema de 99% do moradores de Itaipuaçu, que penam diariamente com buracos enormes e muita lama em dias de chuva: Mudar para Paris! (A diferença entre o teimoso e o persistente é que o teimoso nem desconfia que é está equivocado)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-32622045774220679662014-08-11T18:48:47.249-03:002014-08-11T18:48:47.249-03:00Desculpe, caro leitor, mas a solução de asfaltamen...Desculpe, caro leitor, mas a solução de asfaltamento de todos os bairros de Maricá - não importa em que modelo seja - é justamento o que deve ser evitado, pois a impermeabilização plena do solo em nada acrescenta de positivo ao meio ambiente, muito pelo contrário. O problema ocorrido no caso citado decorre do mau preparo do solo para o assentamento do calçamento e da forma adotada - linhas ratas alternadas em mata-junta - que nã permite o travamento dos blocos. Basta dar uma olhada nos desenhos aplicados na Europa para perceber a diferença; lá os blocos são colocados em meia-lua e isso faz com que não haja deslocamentos. O exemplo é facilmente comprovado com uma breve busca na Internet, caso o amigo não o conheça "in loco". De qualquer forma é bom saber que outros também discordam das práticas eleitoreiras do alcaide. Um abraço e o rigado pelo comentário. HBHBhttps://www.blogger.com/profile/14976991240684979454noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1777239980495375671.post-61169262799755833362014-08-11T14:23:37.258-03:002014-08-11T14:23:37.258-03:00Com todo o respeito ao Sr. Hélio Braga, discordo v...Com todo o respeito ao Sr. Hélio Braga, discordo veementemente de que o paralelepípedo de granito seja uma solução viável de calçamento das ruas de nossa região. Aqui em Itaipuaçu ele foi usado no entorno do terminal rodoviário e mostrou-se um desastre. Quando os ônibus começaram a circular com mais frequência, o solo frágil, areia e argila, encharcados pelas chuvas constantes e lençol freático alto, mais a pressão do peso de ônibus e caminhões fizeram aquele trecho da via ficar com enormes ondulações e acúmulo de água. A solução só veio com o asfaltamento impermeabilizando a via. Tão pouco concordo com a solução eleitoreira de nosso odioso prefeito de asfaltar ruas sem rede de drenagem, pois as águas pluviais se acumulam formando buracos enormes na pista. Um bom exemplo disso é a rua 34, asfaltada pelo ex-prefeito Ricardo Queiroz. Um projeto bom, mas com custo financeiro questionável, é o do Governo do Estado, o Bairro novo. Asfalto com passeio público e rede de microdrenagem escoando a água para o Canal da Costa e para o Riacho da Pedra. O município deveria copiar a ideia e estendê-lo para todos os bairros habitados de Maricá.Anonymousnoreply@blogger.com