Quem Somos

O Itaipuaçu Site é um veículo de comunicação totalmente independente. Por não publicar matérias pagas, a satisfação que essa liberdade proporciona é muito maior do que qualquer dinheiro que poderia trazer danos à sua credibilidade junto aos seus mais de dez milhões de leitores conquistados desde a sua criação em maio de 2011.

Não apenas em Maricá, mas também como em várias outras cidades do interior, a função jornalística é, ainda, dominada por muito aventureirismo empresarial voltado apenas para o faturamento, sem distinção entre notícia e matéria paga, resultando em baixa credibilidade diante do público, principalmente por causa das influências políticas, partidárias, econômicas, religiosas etc. É aí, justamente, onde está o diferencial, pois aceitando esse tipo de conduta o ItaipuaçuSite ficaria comprometido a não fazer outra coisa senão cobrir festinhas, churrascos do prefeito, caminhadas de candidatos e inauguração de obras municipais.

O Itaipuaçu Site prioriza, como “veículo de comunicação local”, a verdade dos fatos e espera ser insubstituível como marco referencial da comunidade, cabendo-lhe o papel secundário de “segunda leitura”, exatamente por causa da absoluta necessidade de identificação entre o emissor e o receptor.

À medida que se coloca a serviço da comunidade para lutar pelas causas coletivas, e que vê a comunidade como sua única referência e preocupação, o Itaipuaçu Site, certamente, conquistará prestígio e respeito, cabendo-lhe, sempre, zelar por esse patrimônio com a responsabilidade e o equilíbrio de seu noticiário, além de reconhecer a importância social que a comunidade lhe atribui, mas, ao mesmo tempo, exercer seu trabalho com ética e humildade, sem jamais se deixar levar pela tentação de tirar proveito pessoal do seu status.

Alberto Dines, grande escritor e jornalista carioca, num artigo que escreveu em 1986, destaca o que significa ser “independente” para um jornal:

-Um grande jornal deve comportar-se sempre como se fosse um pequeno jornal. Não apenas por uma questão de humildade, mas também em função da preservação de seus princípios. Toda vez que um dirigente de jornal, ou alguém do escalão que o represente, disser, em tom de desculpa, “afinal, há grandes interesses em jogo...”, significa que estamos num grande jornal que já se esqueceu dos dias em que foi pequeno”.

Marcelo Bessa - Editor


23 comentários

Click here for comentários

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment