Maricá pode ser uma nova Biguaçu?



A internauta Hilda Rebello, em comentário na Gazeta, faz uma comparação bem interessante que destacamos a seguir:
"A situação de Maricá em muito se parece com o caso da construção de um estaleiro em Biguaçu(Santa Catarina), pelo Grupo OSX(do Sr. Eike Batista), que prometia a geração de empregos, alegando que o impacto ambiental não seria tão significativo e que os benefícios econômicos superariam o prejuízo ambiental." 


"Graças à mobilização dos movimentos populares realizados por vários segmentos da sociedade, o projeto não foi adiante. Não fossem os movimentos, grande parte das maravilhas naturais e históricas teria sido destruída ou parcialmente afetada! Que o povo de Maricá tenha o mesmo empenho em salvar sua comunidade da ganância dos tubarões e obtenha o mesmo êxito de Biguaçu com seus movimentos!”
Já o internauta Roberto Portomelhor faz outra observação, também pertinente ao projeto trilhonário que a DTA Engenharia quer implantar num paraíso natural em Jaconé, no município de Maricá, no Rio de Janeiro. Diz ele:
“A questão sobre Maricá é se não há outra solução para atender sobejamente às demandas dos fluxos do pré-sal para um porto redimensionando estruturas existentes, com menos investimentos e sem matar a natureza. A Petrobrás não pode ser um agente do canibalismo pelo lucro a qualquer preço. Esquisito que a empresa seja parceira de programas de preservação ambiental e por outro lado patrocine, ou finge que não vê, que seu produto ameace essa natureza que ela diz defender”.
Roberto Portomelhor refere-se ao Projeto Petrobrás Ambiental em defesa da biodiversidade marinha. A bióloga Leandra Gonçalves, do Greenpeace Brasil, já declarou que no local onde querem implantar um megaporto para o pré-sal, em Maricá, é passagem de vários tipos de baleia, como a Jubarte, Franca e Orca, entre outras espécies de vida marinha.
Font: Portogente

Comentários

  1. Então vamos à luta! Que a sociedade MARICAENSE, organizada ou não, se junte nesta luta. Por que em Maricá e em Jaconé? Alô Green Peace, ajude-nos.

    ResponderExcluir
  2. É muito fácil um ambientalista falar que é "um absurdo montar um estaleiro no caminhos das baleias" quando na verdade não dispensa seu carro movido à combustível extraído do petróleo, ou anda de bicicleta que tem boa parte de seus componentes provenientes do petróleo, ou a caneta quie também vem do petróleo. Enfim, é muito fácil barrar os empreendimentos quando não se tem a responsabilidade de suprir a energia que o mundo demanda. Não se deve apenas apontar os erros, deve-se mostrar a solução. Devemos ser a favor sim do meio ambiente, mas também devemos ser a favor do crescimento, e sim é possível fazer os 2 de forma sustentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.