segunda-feira, 18 de julho de 2016

Comprovada fraude em pesquisa eleitoral de Maricá divulgada pelo 'O Dia'

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou a pesquisa eleitoral feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada em 16 de junho no jornal O Dia, que apontou o Deputado Federal Fabiano Horta (PT) com 46% das intenções de voto, enquanto o suplente de Deputado Federal Marcelo Delaroli (DEM) aparece com 26%. O TRE de Maricá comprovou irregularidades da pesquisa.

O petista Fabiano Horta é candidato à sucessão de Quaquá
(Foto: Reprodução)
A fraude foi denunciada pelo jornal Folha de São Paulo e pelo pré-candidato de oposição, Marcelo Delaroli, que estranhou o fato do prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), ter contratado um instituto do Estado de Pernambuco para a realização da pesquisa. Outro fato que chamou atenção foi a participação de Fátima Pacheco, pré-candidata a prefeita no município de Quissamã (região norte do Estado do Rio de Janeiro) e que já trabalhou como coordenadora das Ações e Desenvolvimento do Trabalho na Prefeitura de Maricá (Decreto nº 63 de 08 de julho de 2014).

De acordo com a Justiça Eleitoral, a pesquisa contém vício formal e material, em desacordo com o que determina a Resolução 23.453/2015 do Tribunal Superior Eleitoral. Outro ponto questionado foi o fato de a pesquisa apresentar margem de erro de 9,95%, incompatível com o centro da meta do registro declarado que deveria ser de 4,1%.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o Ipespe não realizou cruzamento entre o total de entrevistas e bairros listados na metodologia, o que contraria a distribuição demográfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o TRE.

O Ipespe é investigado por várias fraudes e já foi condenado pela Justiça Eleitoral por pesquisas com suspeita de irregularidades. O instituto também é investigado pelo Ministério Público Federal por manipulação de resultados no Recife.




3 comentários:

Cesar da Fonseca disse...

ESSE PALHAÇO NÃO CONVENCE NAIS NINGUÉM,SÓ FEZ MERDA EM MARICÁ,ASFALTO VAGABUNDO,PONTE SE UTILIDADE,FRAUDANDO VOTOS PARA ESSE FABIANO QUE É OUTRO QUE VOTOU CONTRA AS MULHERES

Morador enganado disse...

Ainda temos que aguardar as eleições e ver se o povo "inteligentíssimo" vai continuar recebendo algo em troca (se é que me entendem) para votar nessa corja. A que ponto nos chegamos, fraudar pesquisas !

Anônimo disse...

A empresa que faz a urbanização da Av Dois com os vinte milhões da Petrobrás, compensação pelo duto do Comperj que jogará águas servidas da Refinaria na praia de Itaipuaçu (em frente à rua 60), demitiu os operários por falta de repasse da Prefeitura para continuidade da obra. A obra do jeito que está pouco serve para a coletividade pois não liga nada a lugar algum. Pela Av Dois circula uma linha de ônibus que continuará passando por buracos enormes pois o trecho entre a Rua 1 e a 66 ficou incompleto. Obra muito esperada pela moradores do Jardim Atlântico Central vai ser usada para fazer chantagem eleitoral (só vai ser concluída se o candidato do prefeito for eleito?)

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.