Fazendo as Contas

Artigo de Vicente Silva

Em mais de trinta anos de Itaipuaçu, hoje paro para fazer um balanço de tudo, os momentos bons e ruins neste lugar lindo e totalmente abandonado por todas as “autoridades” que passaram por Maricá. Tenho a impressão que nenhum deles realmente conheceu ou se interessou por este ultimo distrito do Município.
Mas, também culpo o povo morador que sempre com inexplicáveis divisões (o que acontece ainda hoje) não consegue sair do buraco (ou dos buracos). Aqui infelizmente se disputa cada centímetro de espaço, ninguém cede nada, não se reconhecem valores, pois todos querem muito ser valorizados geralmente em tudo. Ninguém reconhece um artista, seja poeta, cantor, ator, músico etc. Ninguém consegue se criar aqui! “E enquanto brigamos muitas vezes com nosso próprio ego, do outro lado, no centro da ‘Vila”, manda quem tem dinheiro (ou moeda de troca) quem paga mais, quem compra mais, quem promete mais, quem mente melhor. Neste perdido lugar, as pessoas não são lá grandes coisas, estão sempre a olhar o próprio umbigo e querendo se dar bem a qualquer preço. O jogo de interesses está sempre em primeiro lugar e se esquecem de uma coisa simples que a escola da vida ensina: Ninguém é feliz sozinho! Amizade, união, respeito, palavra, integridade, valorização, reconhecimento e principalmente HUMILDADE, fazem parte das lições para quem quer crescer e aparecer. Aqui nesta terra de ninguém, um olha para o outro se medindo, se comparando num duelo burro que acaba derrubando todos! Acho, que deveria existir um ditado á dizer: Onde todos se acham, ninguém se encontra (ou ninguém aparece). Então, o abandono nos encontra e passa a fazer parte do nosso dia a dia, nos enfraquecendo e desanimando. Porque numa terra de caciques e líderes, todos mandam mas ninguém obedece. Enquanto nos medimos e nos sufocamos, na “Vila” qualquer um (observem nossos “políticos”) sem a mínima condição: É prefeito ou vereador! – Sempre que falamos em lançar alguém para prefeito (principalmente) a pergunta que vem é: Quem?
Aqui para os “amigos” = defeitos e exigências, mas para completos desconhecidos = Votos! -- Sem querer ser dono da verdade, mas somente observando, tenho minha “listinha” de bons candidatos que com certeza, fariam a diferença (ou a grande mudança) nos destinos de Maricá. Claro, que para tristeza de uns vários (eus e supra-sumos) da raça humana,eles são poucos, mas com qualidades bem maiores do que até hoje a história nos reservou de presente, nesta fagueira terra de ninguém!
E, pela minha mui modesta matemática: Cada meio candidato meu, vale mais que seis vereadores de mandatos atuais!
                                                        Vicente Silva.    

Comentários