Secretário de Saúde diz que ostomizados dão prejuízo ao município

Reportagem exclusiva do Jornal Enter
O secretário de Saúde de Maricá, Carlos Alberto Malta Carpi, disse em entrevista ao jornal Enter que as pessoas ostomizadas dão prejuízo aos cofres do governo de Maricá quando obrigam por força de lei que a secretaria de Saúde assuma a responsabilidade de distribuir gratuitamente bolsas coletoras de fezes e urina para as pessoas ostomizadas, quando a competência desse serviço é do governo estadual, que define um local em Niterói para distribição. "A maior discussão deles é que não querem ir até Niterói", conta o secretário.
Malta Carpi considera injusto tirar do imposto do município para pagar pelas bolsas e entregá-las aos ostomizados, porque a ação obriga o governo municipal a obtê-las. "O Estado é que tem o dinheiro para isso. Então, ele (ostomizado) está punindo o município, quando deveria mover uma ação contra o Estado", disse Malta Carpi.
"Os ostomizados não são da competência do governo municipal. O governo estadual tem um local para entregar as bolsas para os ostomizados. A competência é do Estado", esclareceu o secretário sobre as ações, cerca de 23, que existem contra o governo de Quaquá para entregar as bolsas.
Luta dos ostomizados
A Associação dos Ostomizados de Maricá vem de uma luta para que a Secretaria municipal de Saúde de Maricá chame para si a responsabilidade de distribuição das bolsas coletoras (fezes e urina) para os ostomizados.
Em novembro de 2009, através da Justiça, pediram a prisão do secretário de Saúde por descumprir sete decisões judiciais em favor das pessoas ostomizadas. Em dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá voltou a descumprir a Lei e as decisões judiciais, segundo a associação.
Segundo um artigo no site da associação, cita o exemplo de "dona Nanci - idosa com mais de 89 anos, sobrevivente de um câncer que dilacerou suas entranhas e moradora de Itaipuaçu - continue sendo vilipendiada por pessoas que não tem compromisso com a vida alheia e com o respeito aos direitos humanos. Por que negar a essa debilitada mulher o seu direito de acesso as bolsas coletoras de fezes, como manda a Lei e as decisões judiciais?", afirma o artigo.
(Texto original em http://www.ostomizadosecia.com/2009/12/ostomizados-de-marica-voltam-pedir.html#ixzz1YaOB4oPA publicado no blog Ostomizados e Cia.)
Quem tem acesso as bolsa coletoras
A “Pesquisa sobre bolsas coletoras”, promovida pelo site Ostomizados e Cia, teve por objetivo obter informações a respeito de como se dá o acesso às bolsas coletoras de fezes e de urina pelo público ostomizado brasileiro. Essa pesquisa foi respondida por 313 (trezentos e treze) pessoas e apresentou o seguinte resultado:

51% dos pesquisados recebem suas bolsas de uma Prefeitura;
21% dos pesquisados compram suas bolsas;
15% dos pesquisados recebem suas bolsas de uma Associação;
9% dos pesquisados NÃO TEM ACESSO as suas bolsas;
- Menos de 1% recebem de um parente e;
- Menos de 1% por decisão judicial

Texto original em http://www.ostomizadosecia.com/#ixzz1YaL7vNeC
publicado no blog Ostomizados e Cia.

Comentários