Maricá fica com Rota 3


Maricá será o destino do Rota 3, gasoduto que interligará os campos do pré-sal de Santos ao Rio de Janeiro e permitirá o envio de gás rico (etano) ao Comperj, em Itaboraí (RJ). A decisão sobre o ponto de chegada da linha em terra foi aprovada na quinta-feira (27/10), em reunião da diretoria da Petrobras, que avaliava também a opção por Cabiúnas.
Programada para entrar em operação entre os anos de 2015 e 2016, a nova linha terá 178 km de extensão no mar e mais 43 km em terra até o Comperj. Os dois trechos terão 24” de diâmetro e totalizarão 221 km.
O trajeto desenhado originalmente pela Petrobras previa uma extensão de 290 km, mas uma alteração no trecho marítimo permitiu a redução de 69 km. O Rota 3 será utilizado para escoar a produção dos projetos dos blocos BM-S-9 e BM-S-11, localizados no cluster de Santos, e onde já foram descobertas as áreas de Guará e Cernambi.
A licitação da nova linha será conduzida pela área de Engenharia e o edital só deverá ser lançado entre os anos de 2012 ou 2013. Como não há unidade de processamento de gás na região, a separação das frações leves e pesadas do gás terá que ser feita no próprio pólo, o que exigirá também a construção de um segunda linha de gás interligando o Comperj ao gasoduto Macaé-Rio para escoamento das parcelas mais nobres do combustível.
Fonte: Portal Energia Hoje

Comentários