Sociedade civil niteroiense quer audiência pública sobre emissário submarino do Comperj

Ao que tudo indica, a discussão sobre a implantação do emissário submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Maricá, também está atraindo a atenção dos moradores de Niterói. Representantes da sociedade civil niteroiense têm estranhado o fato de, até o momento, não ter havido nenhuma audiência pública sobre o tema na cidade, pois acreditam que possíveis impactos ambientais causados pelo duto em Itaipuaçu, atingiriam, possivelmente, também as praias da Região Oceânica, vizinhas do litoral maricaense, como Itacoatiara e Itaipu.

De acordo com o subchefe da Divisão Ambiental do Clube de Engenharia, Wagner Fia, um projeto desse porte deveria ter uma discussão mais ampla, pois, segundo ele, tais dejetos serão lançados muito perto da Praia de Itaipuaçu e, por se tratar de resíduos industriais, mesmo que tratados, podem impactar na biodiversidade marinha de Maricá e de Niterói.

Já o assessor de Meio Ambiente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Adacto Otoni, crê que os tópicos do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (Rima) revelam que a qualidade dos efluentes químicos que serão despejados, mesmo que tratados, não é segura, pois segundo o que diz na página 54 do Rima, se os efluentes do Comperj fossem despejados na Baía de Guanabara causariam uma degradação de grande intensidade.
"Ora, se iria impactar a Baía de Guanabara, que já é poluída, imagina o mar de Maricá e toda a biodiversidade presente. Alertamos ao Inea que seja reavaliado o tipo de tratamento que será dado aos efluentes químicos e que invistam em tecnologias mais rigorosas para gerar menos riscos”, argumentou.

Por causa dessas questões levantadas, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou que o Inea poderá ou não dar a licença, ou poderá conceder a licença colocando condições mais restritivas, obrigando maior proteção ambiental.

A Petrobras ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Comentários

  1. com toda certeza devem existir tecnologias avançadas que não causem impacto ao meio ambiente ,espero que a petrobras invista nesta idéia visando a proteção do meio ambiente,pois até o planeta agradece

    ResponderExcluir
  2. Sugerimos que o nome do emissário seja: Emissário Pseudo-ecológico Dr. Minc

    ResponderExcluir
  3. CHAMADA PARA NITERÓI E MARICÁ - TODOS JUNTOS DIA 14 DE ABRIL

    No dia 14 de abril ás 11h, horário de concentração, moradores da cidade de Niterói e Maricá estarão juntos no evento de conscientização ITACOATIARA SOS DE MÃOS DADAS PELO MEIO AMBIENTE para abraçar a Praia de Itacoatiara pela areia (banhistas) e pelo mar (surfistas e stand up). Este evento será apenas um “start” para um trabalho que tem como objetivo levar para dentro das escolas públicas e particulares das cidades de Niterói e Maricá uma mesa redona para que crianças, adolescentes e jovens discutam e compreendam o que poderemos receber em troca em prol deste desenvolvimento acelerado e irresponsável. E para que os futuros herdeiros desta Terra possam compreender seu real papel e compreender que a SOCIEDADE CIVIL tem MUITA força sim, mas quando unida.

    Esta ideia surgiu de três mães (educadora/fisioterapeuta/dentista) que viram as praias oceânicas de Niterói, durante todo o verão, com a maré vermelha (resposta dos mares para a poluição) e sabendo que tem muito mais por vir, por conta do Petróleo, resolvemos arregaçar as mangas. Acreditamos que não adianta somente fazer barulho ou esperar que apenas os governantes olhem por nós, precisamos educar esta nova geração, mostrar pós e contras e que o desenvolvimento pode acontecer sim, mas de maneira responsável e coerente.

    Foram convidadas outras iniciativas para comparecerem ao local do evento como PRESERVEASSIM.ORG e SOS JACONE-RJ PORTO NÃO que estão à frente de petições públicas em prol do meio ambiente nas Cidades de Niterói e Maricá. Neste mesmo dia haverá também um evento do Stand Up em prol do meio ambiente que sairá de Itaipu e quando chegarem, todos juntos abraçaremos a Praia de Itacoatiara, que estará representando todas as praias de nossa região de Niterói e Maricá.

    Na página do facebook do evento já temos mais de 2.000 pessoas confirmadas!

    Precisamos do apoio total de todas as mídias, pois esta responsabilidade com o meio ambiente é de todos nós. Afinal de contas..."Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o Homem irá ver que dinheiro não se come."

    Vania C Miranda (vaniacmiranda@gmail.com
    Georgia Loureiro (georgia.loureiro@gmail.com
    Bia Tebet (biatebet@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.