Análise da luta – Jon Jones x Vitor Belfort – UFC 152


No próximo dia 22 de setembro, acontecerá o UFC 152, em Toronto, Canadá. Na luta principal, ocorrerá a disputa do cinturão dos meio-pesados entre o campeão Jon Jones e o desafiante, Vitor Belfort. Após a série de fatos envolvendo o cancelamento do UFC 151, Vitor ganhou a chance de subir de categoria de peso e enfrentar Jones, após o campeão se recusar a lutar com Chael Sonnen e ver dois dos seus principais adversários nos meio-pesados, Lyoto Machida e Maurício Shogun não aceitarem uma luta pelo título com pouco tempo de antecedência.

Vitor tem treinado com Rashad,
ex-companheiro de treinos e
último adversário de Jones.
No auge técnico e psicológico da carreira, o Fenômeno terá a chance de faturar o cinturão dos meio-pesados do UFC pela segunda vez. O fato de lutar sem a pressão pela vitória por vir de lesão, ser da categoria dos médios e aceitar a luta com pouco tempo de preparação pode o tornar ainda mais perigoso para Jones, que não vive uma boa relação com a organização do UFC e muito menos com os fãs, que não engoliram a recusa em enfrentar Chael Sonnen no UFC 151, que aconteceria no dia 1º de Setembro.


 Jon Jones
 Vitor Belfort
Idade
25
35
Altura
1,93 m
1,83 m
Peso
93 kg
93 kg
Envergadura
2,15 m
1,88 m
Cartel
16v / 1d
21v / 9d

Trocação:

Lyoto foi o único a criar perigo
para o atual campeão.
Jon Jones possui um arsenal maior de golpes e tem em sua envergadura descomunal o principal fator que pode leva-lo ao sucesso nessa área. Usa muito bem chutes, joelhadas e cotoveladas. Seus golpes pouco ortodoxos costumam surpreender e causar grandes danos aos seus adversários. Bones foi superior a grandes strikers como Shogun, Rampage e Rashad Evans, lutando em pé contra os três. Só levou a pior na trocação diante de Lyoto Machida no primeiro round da luta entre eles. Contra Belfort, a rapidez do brasileiro, característica marcante também em Machida, poderá ser uma dificuldade para o campeão.

Vitor Belfort é oriundo do Jiu-Jitsu e apesar de possuir grande técnica no solo, sempre teve como ponto forte suas rápidas e fulminantes mãos. Canhoto, o brasileiro aposta sempre em seus golpes decisivos e suas sequências de socos devastadores são conhecidas em todo o mundo. Possui 14 nocautes na carreira em nomes como Wanderlei Silva e Rich Franklin.


Quedas:

O poderoso Ground and Pound
de Bones.
J: O atual campeão tem um ótimo wrestling, além de contar com o fator surpresa devido à sua grande habilidade na trocação, o que faz com que seus oponentes muitas vezes sejam surpreendidos com quedas, quando esperam por golpes em pé. Há ainda o fato de jamais ter sido quedado no UFC.

V: O Fenômeno tem bom wrestling, mas o fator que pode ser decisivo para que ele não seja quedado por Jones é sua baixa estatura em relação ao campeão. Vitor também tem grande explosão muscular, sendo improvável que aceite um jogo de clinch na grade, o que favoreceria ao seu adversário.


Chão:

Belfort finalizou Johnson em sua
última luta, no UFC 142.
J: Jones tem bom jogo de solo e tira ótimas finalizações da cartola. Suas cotoveladas costumas ser devastadoras e ele possui ótimo controle por cima, onde jamais foi raspado por qualquer adversário. Seu jogo por baixo nunca foi testado. Tem 5 finalizações na carreira e entre as vítimas estão nomes como Lyoto Machida, Rampage e Ryan Bader.

V: Vitor é faixa preta de Jiu-Jitsu e tem no mestre, Carlson Gracie, um dos homens mais respeitados e admirados na área. Uma vez no chão e por cima, sua técnica pode prevalecer sobre Jones, mas será muito difícil estar nesta posição durante a luta. Finalizou seu último adversário, no UFC 142.


Caminho para a vitória:

J: Jones tem uma diferença gigante na envergadura e poderá vencer em pé, mantendo a longa distância e usando chutes e joelhadas, que poderão entrar mais facilmente pela baixa estatura do brasileiro, porém o mais provável é que o campeão leve a luta para o solo e use suas devastadoras cotoveladas para nocautear Vitor ou abrir espaço para uma finalização.

V: Historicamente, Vitor tem dificuldades quando a luta passa do primeiro round, então a probabilidade dele tentar definir o duelo no início é grande e se fizer isso, será encurtando a distância para que seus socos possam entrar e nocautear Jones.


Palpite para o combate:

Vitória de Jones por nocaute técnico no 3º Round.


Comentários