Quaquá "amarela" e não comparece ao debate



Foi realizado na noite desta terça-feira (4), na casa de festas Palladon, em Maricá, um grande debate entre os candidatos aspirantes ao cargo de prefeito, organizado pelo Sindicato dos Profissionais de Educação. Compareceram  ao evento quase todos os candidatos, pois o atual prefeito, Quaquá, candidato do PT, apesar de anunciado, não compareceu.

Assessores, imprensa e convidados lotaram o Palladon
Um bom público assistiu ao debate que foi muito bem organizado e os candidatos, com acentuado respeito mútuo, responderam e comentaram as perguntas elaboradas pelo sindicato, por representantes de entidades de movimentos sociais e por alguns convidados, através de sorteio. No penúltimo bloco, os candidatos debateram entre si.

Os candidatos que participaram do debate foram: Marcelo Delaroli (DEM), Prof. Saraiva (PSOL), Hélcio Ângelo (PSD) e o ex-prefeito Ricardo Queiroz (PMDB).

Quaquá
Foto: Pery Salgado

Prof. Saraiva
O debate foi dividido em seis blocos. No primeiro, todos os candidatos teceram comentários sobre a carta compromisso lida por um membro do sindicato, logo no início. Prof. Saraiva, o primeiro a comentar, comprometeu-se em trabalhar respeitosamente com as entidades organizadas maricaenses e afirmou que o sindicato dos professores terá porta aberta da administração para todas as suas revindicações. Concluiu, lamentando a ausência do prefeito Quaquá no debate, dizendo que, mais do que um desrespeito ao Sindicato, foi um desrespeito à sociedade maricaense, em especial àquelas pessoas que compareceram ao evento. Em seguida, Hélcio Ângelo leu um discurso elaborado por sua assessoria, dizendo-se defensor da carta magna da educação. Ricardo Queiroz criticou ferrenhamente a atual gestão e, enaltecendo a si próprio, citou algumas de suas realizações na área da educação enquanto prefeito, esquecendo-se de comentar o tema do bloco que era sobre a carta compromisso. O último a falar foi o candidato Marcelo Delaroli que explanou sobre alguns tópicos de seu plano de governo na área da educação, afirmando que o mesmo será um plano participativo e declarou com firmeza que a carta compromisso do sindicato dos professores está, pelo menos,  90% em conformidade com seu plano de governo.

Marcelo Delaroli
No segundo bloco, os candidatos, através de sorteio, responderam e comentaram as perguntas elaboradas pelo Sindicato. A primeira pergunta, também por sorteio, foi referente às relações democráticas no interior das escolas e à escolha dos professores. Hélcio Ângelo, novamente, efetuou leitura de um texto elaborado pela sua assessoria sobre o seu projeto político pedagógico e afirmou que tratará as relações no interior das escolas com muita responsabilidade, porém não respondeu como será a escolha dos professores. Ricardo Queiroz, ao comentar a resposta do candidato do PSD, enfatizou a importância de uma maior participação da comunidade escolar e da família no processo, mas não vê com bons olhos a escolha do diretor por eleição direta, pois, segundo seu ponto de vista, essa escolha pode ser manipulada. A segunda pergunta elaborada pela direção do Sindicato referiu-se ao ataque do atual governo que retirou seis dos nove diretores licenciados e, sobre a relação deles com o Sindicato, se as injustiças cometidas pelo atual prefeito serão reparadas. O candidato do PSOL, Prof. Saraiva,  defendeu eleições diretas para a escolha dos diretores e reafirmou que o seu governo apoiará qualquer entidade organizada, bem como o Sindicato dos Professores. Lembrou ainda que o atual prefeito não cumpriu os termos da carta compromisso. Marcelo Delaroli, em seu comentário, concordou com Saraiva e ratificou o seu compromisso em cumprir com os termos da carta compromisso, comprometendo-se em reparar tais injustiças.
Ricardo Queiroz

As demais perguntas foram com relação às perdas salarias dos profissionais de educação ocasionados durante o governo do ex-presidente Lula e ao êxodo dos alunos nas escolas. Os candidatos continuaram, através de sorteio, se revesando nas respostas e comentários e as críticas ao atual prefeito ganharam destaque, principalmente por parte do candidato do PMDB e do candidato do PSOL. O ex-prefeito Ricardo Queiroz, apresentou  números estatísticos que, em comparação com a atual administração, demonstraram superioridade. Já, o Prof. Saraiva, lembrou a todos que a ponte da Mumbuca levou dois anos para ser construída devido à obra ter andado à base de 3 cm por dia. Hélcio Ângelo procurou pelas respostas e comentários dentro do seu plano de debate, enquanto que Marcelo Delaroli preferiu dar ênfase às suas propostas e projetos para o seu governo.

Hélcio Ângelo
Ao final do debate, registramos inúmeros comentários acerca do desempenho dos candidatos. Segundo a maioria das pessoas ali presentes, o destaque ficou por conta do candidato do PSOL, Prof. Saraiva, considerado o 'azarão' da disputa, que demonstrou coerência, irreverência e fácil domínio de improviso em suas respostas. Ricardo Queiroz também foi bem, mostrando, sobretudo, ser um profundo conhecedor de números estatísticos dos problemas do município. Marcelo Delaroli transmitiu otimismo e confiança, demonstrado estar preparado para assumir o cargo de prefeito. Já o candidato do PSD, Hélcio Ângelo, embora compenetrado, exibiu pequena dose de nervosismo.

Comentários

  1. EDUARDO SILVA DE SOUZA6 de setembro de 2012 às 11:26

    SR. MARCELO BESSA, GOSTARIA QUE O SR. PUBLICASSE ESTE MEU COMENTÁRIO, PELA SUA IMPORTÂNCIA, PARA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO QUE ACESSA O SEU SITE.
    " FOI REALIZADO O DEBATE ENTRE OS PREFEITÁVEIS DE NOSSA CIDADE, NO DIA 04/09/2012, NA CASA DE FESTAS PALLADON, E NA MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL "O BARÃO DE INOHAN" FOI DITO PELO SR. PERY SALGADO, QUE NO 3o. BLOCO DE PERGUNTAS, A FAMMAR-FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE MARICÁ, HAVIA SIDO CONVIDADA E NÃO COMPARECEU. INFORMO QUE EM NENHUM MOMENTO HOUVE TAL CONVITE FEITO PELO SINDICATO PROMOTOR DO EVENTO, OU PELO REFERIDO JORNAL, APESAR DE TEREM O MEU TELEFONE PESSOAL. PORTANTO FICA O REGISTRO, A FAMMAR SEMPRE QUE CONVIDADA PARA EVENTOS DE TAL PROPORÇÃO, SE FARÁ PRESENTE."
    EDUARDO SILVA - PRESIDENTE - FAMMAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.