Análise da Luta - José Aldo vs Frankie Edgar - UFC 156


No próximo sábado, Las Vegas terá a honra de receber uma das lutas mais aguardadas de todos os tempos. José Aldo e Frankie Edgar lutariam em Outubro no Rio de Janeiro, mas uma contusão do brasileiro adiou a disputa que acontecerá na noite do próximo dia 2 de fevereiro. A sexta defesa de cinturão de Aldo e a estreia de Edgar no peso pena prometem muito.

No Rio, Aldo, que não luta há mais de 1 ano, se preparou com o único lutador a fazer três combates contra Edgar, Gray Maynard. Por sua vez, Edgar vem treinando com o brasileiro Edson Barboza, que tem um estilo de Muay Thai semelhante ao de Aldo. As duas estrelas da noite se elogiam constantemente e classificam o combate como o mais difícil de suas carreiras.



Trocação:

Os poderosos low kicks de Aldo
foram um problema para Faber.
José Aldo é um grande nocauteador. Apesar de ser oriundo do Jiu-jitsu, o brasileiro desenvolveu muito seu Muay Thai por considerar que é o que os fãs querem ver, e ele parece ter razão. Os 14 nocautes aplicados sobre nomes como Chad Mendes e Cub Swanson não o deixam mentir. Diante de Edgar, o campeão tentará ser o primeiro homem a nocauteá-lo.

Edgar sobreviveu e venceu o
ótimo boxe de BJ Penn.
Frankie Edgar tem um estilo pouco comum na trocação. Muita movimentação e entradas com combinações rápidas dificultaram a vida de seus oponentes até aqui. Os combates contra BJ Penn e o nocaute sobre Gray Maynard provam que Edgar tem capacidade de suportar os golpes de Aldo.


Quedas:

Apesar das derrotas, Edgar dominou
Bendo nas quedas.
JA: O manauara tem enfrentado grandes wrestlers em sua carreira no WEC/UFC, mas ainda não foi dominado por nenhum. Testado por nomes como Chad Mendes, Urijah Faber e Mike Brown, é provável que ele consiga manter a luta com Edgar em sua zona de conforto.

FE: Um exímio wrestler, Edgar vem melhorando seu nível nas quedas à medida em que sua habilidade na trocação também cresce. Contra ótimos e mais pesados wrestler como Gray Maynard e Ben Henderson, ele levou a melhor e conseguiu derrubar os dois sem grandes dificuldades. Sua velocidade será fundamental para que consiga pôr Aldo no chão.


Chão:

Edgar nocauteou Maynard.
JA: Faixa-preta de Dedé Pederneiras, Aldo começou no jiu-jitsu, mas costuma não demonstrar tanto suas habilidades no solo, uma vez que prefere sempre manter a luta em pé. Campeão mundial na faixa-marrom, o Scarface tem totais condições de finalizar Edgar, apesar de não terminar uma luta desta forma desde 2005.

FE: Treinado por Renzo Gracie e Ricardo Cachorrão, o ex-campeão dos leves tem um bom nível de chão e é ótimo no ground and pound. Atualmente é faixa-marrom de jiu-jitsu, mas jamais teve problemas em enfrentar faixas-pretas. Possui 3 vitórias por finalização.


Caminho para a vitória:

O fim da luta diante de Mendes.
JA: Há pouco mais de um ano, Aldo enfrentou Chad Mendes, que possui características parecidas com as de Frankie e nocauteou no primeiro round com um joelhada. A tática mais correta para o brasileiro é manter o combate de pé e acertar seus poderosos low kicks para frear a movimentação e as quedas do americano.

FE: Para Edgar, levar a luta pro chão é provavelmente sua única opção. Aceitar a trocação com Aldo não é boa idéia para nenhum lutador da categoria. Levando a luta para o solo, é bom que Frank consiga controlar o brasileiro por lá, como fez Mark Hominick no último round de seu combate contra a estrela da Nova União.


A noite será quente e terá outros combates muito aguardados pelos fãs, como os retornos de Overeem e Rashad Evans. Confira o card completo:

Card Principal:
José Aldo enfrentará Frankie Edgar;
- Alistair Overeem enfrentará Antônio Pezão;
- Rashad Evans enfrentará Rogério Minotouro;
Demian Maia enfrentará Jon Fitch;
- Joseph Benavidez enfrentará Ian McCall;

Card Preliminar:
- Tyron Wooldey enfrentará Jay Hieron;
- Gleison Tibau enfrentará Evan Dunham.
- Yves Edwards enfrentará Isaac Vallie-Flagg
- Jacob Volkmann enfrentará  Bobby Green
- Francisco Rivera enfrentará Edwin Figueroa
- Chico Kamus enfrentará Dustin Kimura

Comentários