Conjunto residencial em Itaipuaçu pode virar favela

Estou muito preocupado com o "Residencial Carlos Marighela" que está sendo construído em Itaipuaçu, mais especificamente, em frente à minha casa.

É um conjunto residencial para famílias de baixa renda (0 a 3 salários mínimos). A quantidade de apartamento assusta: aproximadamente 1500 unidades e considerando uma média de 3 a 4 pessoas por unidade, teremos, de forma abrupta cerca de 5 mil novos moradores da noite para o dia.

O prefeito Quaquá, que adora holofotes, assinou um contrato de intenção de obras com a desculpa esfarrapada de diminuir o déficit habitacional. Ok, tudo bem, vou até desconsiderar que isso foi feito em época eleitoral. Mas pera lá, tem um porém.

O problema é que o tal "condomínio" tem grandes possibilidades de se tornar em uma espécie de "Nova Sepetiba" ou então "Cidade de Deus" e assim, na verdade, ser uma favela urbanizada.

Sou favorável a um programa habitacional para famílias de baixa renda sim, o problema é a região em que foi implantado e a quantidade de pessoas, que é muito expressiva (5 mil). Mas o que mais está perturbando os moradores da região é que ele foi implementado em uma área de franca valorização imobiliária.

Mal começou a obra desse residencial e os preços dos imóveis despencaram, principalmente no condomínio  Reserva Residencial, que fica bem de frente. Há um receio muito grande de que essa região fique mais perigosa (muita gente sem planejamento familiar, com baixa renda, mentes ociosas...) e uma certeza bem concreta de que não haverá mais a tranquilidade atual. Moradores da região já conseguem estimar o fluxo de pessoas na rua que dá acesso ao residencial, com vários "moto taxis" da vida, fazendo uma terrível bagunça. Enfim... o nosso querido prefeito não considerou o potencial imobiliário da região e fez uma obra que desvalorizou absurdamente os imóveis dos que já residem ali há tanto tempo.

Isso é como montar um "COHAB" em plena Ipanema ou Leblon.

Wesley Braytiner


Previous
Next Post »

13 comentários

Click here for comentários

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment