Jacintho Luiz Caetano, 100 anos de história - Parte 3

Por Adilson Pereira - Da série "Dignidade tem Preço?" - Capítulo 3

Olá, amigos! Estamos aqui para a continuação da série: “Dignidade tem Preço?”. O 3º capítulo da série histórica sobre Jacintho Luiz Caetano nos traz “o início de sua história” familiar. Um capítulo pequeno de palavras, mas rico em sua história.

Em 15 de agosto de 1900, às 11h, durante a celebração da missa solene na Matriz, nascia o 6º filho do casal Caetano Gonçalves e Amélia Leopoldina do Amparo, numa casa simples no bairro do Caju. Como Caetano Gonçalves era oriundo de Mataruna, no município de Araruama, passou a ser chamado de Caetano Gonçalves Mataruna. Dona Amélia era uma mulher morena, de estatura pequena, por isso chamada de “dona Miúda”. Ao menos o homem era do Caju e não precisava mentir descaradamente que pescava acará no rio Mumbuca.

Seu Caetano e dona Amélia, além de Jacintho, tiveram mais 10 filhos: Sebastiana (Tiana rezadeira), Carlos (eletricista), Dorothéia (Téa, doceira), Agrícola (Filhinha), Estácia (a abnegada), Cecília (madrinha de Maria), Herondino (tio Dino), Thomázia (tia Neném), Paulino (tio Joça) e Carmem (a enfermeira).

Ao final, temos as palavras de seu Júlio, cunhado de Jacintho: “... O homem nasce, vem a luz do dia, seus olhos percebem a claridade sem ter a noção clara dos acontecimentos. Assim nasceu Jacintho, no meio de uma família humilde, mas muito digna. Não era dotado de cultura, mas pronto para enfrentar uma vida de muito trabalho e sacrifício...”. O ciúme e a inveja de “alguns” tem sua origem aqui. Nem sua família, sua concubina, seus pseudoamigos, a bastardinha real, muito menos seu próprio irmão, sequer escreveram uma simples linha a respeito de suas peripécias esquizofrênicas. Sabem que não vale à pena o gasto de tinta.

No capítulo seguinte, que fala sobre “a história”, uma parte do depoimento de Dna Edorah começa a dar luz ao porquê de montar a Viação Nossa Sra do Amparo: “Estava sempre a frente do trabalho e dava conta de tudo. Saía cedo para o Rio de Janeiro e voltava à noitinha, sempre a negócio. Não com o conforto de agora – ponte, ônibus, boas estradas – nada disso. Foi assim que foi progredindo na vida...”. Faço questão de, no próximo episódio da série, descrever o capítulo “A história” na íntegra, pois dá a exata noção de como um menino pobre pode ser considerado rico... Rico de ideias... Rico de ideais... Rico de visão... Rico de vida! Pena que, outros que intitulam a si mesmos de “meninos pobres da Mumbuca”, ao invés de meninos pobres, mas ricos em essência e significância, sejam puramente “pobres meninos pobres”.


Comentários

  1. É LAMENTAVEL, UMA PESSOA DIGNA E HUMILDE DE ONDE ELE ESTIVER, NAO TIVERAM O RESPEITO COM ELE E COM SUA FAMILIA. POIS A FAMILIA CAETANO QUE PRATICAMENTE AINDA TROUXE ALGUM PROGRESSO PARA O MUNICIPIO. FALTA DE RESPEITO RETIRAR O BUSTO DE UMA PESSOA QUE TANTO LUTOU POR NOSSA CIDADE. QUEREM PROGRESSO, SÓ SE FOR EM FUNÇÃO DO BEM ESTAR DA CORJA DE CORRUPTOS, QUE NÃO SABEM ADMINISTRAR UMA CASA, IMAGINEM UM MUNICIPIO. ESTÃO TODOS ENRIQUECENDO POR CULPA DE ELEITORES QUE VENDEM SEU VOTO POR UM BOTIJÃO DE GAS. A PREFEITURA E SECRETARIAS ESTÃO LOTADAS DE GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZEREM E CADA UM COM SEU SALARIO ALTÍSSIMO. ENQUANTO OS EFETIVOS NÃO RECEBERAM NEM UM PORCENTINHO E CARGOS COMISSIONADOS CEM PORCENTÃO! E DOLORIDO TUDO ISTO OCORRENDO EM NOSSA CIDADE, QUE CADA VEZ EU ACHO ELA MAIS EM DECADENCIA. POVO, ACORDA, POIS VEM A CAMPANHA DA ZEIDAM, ESQUEÇA QUE ELA EXISTE, POIS ELA NUNCA FEZ NADA POR VOCE E NEM PARA NINGUEM. O FORTE DELES E SE EMBEBEDAREM E PAGAR CACHAÇA PARA OS BOBOS QUE ACHAM QUE ESTÁ FAZENDO GRANDES COISAS. FORA ZEIDAN E QUAQUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.