O modo petista de desgovernar

Ricardo Vieira Ferreira - O caos administrativo e político que assola Maricá desde janeiro de 2009 tem como modelos os desgovernos de LULA/DILMA. Após as manifestações, assim como Dilma, S. Excia. Quaquá montou um teatrinho como se não fosse contra ele o que se viu nas ruas. Reparem bem o paralelismo entre o número exagerado de ministérios (39) com o de secretarias (29), o cabide de empregos nos cargos comissionados no governo federal que abriga 22 mil “cumpanheros” e por aqui cerca de 2 mil, a propaganda descarada de realizações que não andam, venda do patrimônio público, a cooptação do Poder Legislativo que virou avalista das bandalheiras, as alianças com corruptos tradicionais antes alvos dos discursos que lhes deram o poder pelo voto de um povo enganado e esperançoso de dias melhores.

Por fim, o mais absoluto desprezo pelas Leis e pela Justiça, que não cansam de desafiar. Como conseqüência estamos atolados numa sucessão de escândalos de corrupção como “nunca antes na história deste país”. Eles não sabem desenvolver outra coisa que não seja o que lhes garanta a manutenção no PODER. Lula tratou de fabricar uma bolha econômica que desse resultados rápidos, com distribuição de renda sem base sólida. Seguidas renúncias fiscais e crédito fácil para jogar os “incluídos” num consumo desenfreado que, evidentemente, está se esgotando. Não há programa governamental que garanta a permanência na nova condição econômica daqueles que estão pendurados nos programas sociais.

Evidentemente que prefeitos e governadores não podem tanto como o governo federal, mas reproduzem em seus feudos aquilo que é possível. A criação da tal moeda “Mumbuca” é tentativa de poder mandar no dinheiro, como faz o cabeça federal do esquema. Pura inveja do poder central. Seria inesgotável a lista de comparações que caracterizam suas formas de “governo”, mas atentem para o número de obras paradas que enterraram bilhões dos nossos impostos e que apenas serviram para enganar o povo que ainda é tratado e se deixa tocar como gado amansado.

Comentários