Confira as novidades dos times cariocas para 2014

Chegam Conca, Elano e Walter, saem Seedorf, Elias e outros.

Botafogo. As maiores mudanças provavelmente aconteceram no Botafogo. No comando fora de campo, Oswaldo deixou o clube e para seu lugar, o time promoveu das categorias de base o treinador Eduardo Húngaro. Dentro das quatro linhas, a saída de Seedorf é, provavelmente a grande perda de um time brasileiro para esta temporada. O holandês já está na Itália, onde comandará o Milan como técnico. Outros nomes menos badalados também deixaram o alvinegro, como Hyuri, Bruno Mendes, Alex e Lucas Zen. Nos reforços, o número de volantes assusta: três. São eles, Bolatti, Aírton e Rodrigo Souto chegam para disputar vagas com os bem cotados Marcelo Mattos, Renato e Gabriel. Certamente, um número desnecessário de jogadores para a posição. Para dar criatividade ao meio-campo, chegou o polivalente veterano Jorge Wagner, que estava no futebol japonês. No ataque, chegou o argentino Ferreyra, de 30 anos, que estava no Olímpia e é conhecido como 'El Tanque'. O clube ainda corre atrás de reforços e o principal nome que ainda pode vestir a camisa do Glorioso em 2014 é Diego Forlán, que está insatisfeito com a reserva no Internacional. Por enquanto, o time que deverá entrar em campo nos principais jogos de 2014 é: Jefferson, Edílson, Dória, Bolívar e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Jorge Wagner; Rafael Marques e Elias. 

Flamengo. A dificuldade financeira foi a responsável pelas saídas de jogadores no Flamengo. O meio-campo terá duas grandes perdas: Elias e Luiz Antônio. O primeiro é muito caro e não há verba para sua contratação, já o segundo entrou com uma ação na justiça, cobrando seus direitos e sequer se reapresentou com o restante do elenco. Jogadores menos importantes também deixaram o clube como Rafinha, Adryan e Diego Silva. Os nomes para suprir a carência rubro-negra no meio-campo já foram apresentados. Chegaram Everton, que volta ao Mengão após 5 anos, e Elano, que estava no Grêmio. O volante Feijão, que estava no Bahia, chega para disputar posição com Amaral e da Argentina, vem a esperança de novo camisa 10 criativo. Trata-se de Lucas Mugni, meia que estava no Colón-ARG. Na zaga, o representante da seleção equatoriana, Frickson Erazo, chega para fazer dupla com Wallace. Na lateral-direita, Léo foi contratado do Atlético-PR para fazer sombra ao veterano Léo Moura. No ataque, Alecsandro foi o reforço que não agradou nem um pouco à torcida. A princípio o irmão de Richarlyson chega para ser reserva do Brocador Hernane. O time para 2014, por enquanto, é: Felipe, Léo Moura, Erazo, Wallace e André Santos; Amaral, Everton, Elano e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane. 

Fluminense. Ainda sem ter uma definição concreta se disputará a Série A ou B em 2014, o Tricolor negociou alguns jogadores, como os atacantes Samuel e Rhayner, os zagueiros Digão e Anderson e o volante Edinho. Reforços de peso e história no clube também chegaram. O treinador Renato Gaúcho promete trazer uma filosofia vencedora, bem como o Craque do BR-2010, Conca e um dos destaques do futebol brasileiro em 2013, Walter, que brilhou no Goiás. O gordinho pode fazer dupla com Fred no ataque, caso ganhe mobilidade com a perda de peso. Assim como fez em 2008, Renato pode montar um quarteto ofensivo forte, com Wagner, Conca, Walter e Fred, assim como fez com Thiago Neves, Conca, Dodô e Washington na campanha do vice campeonato da Libertadores-2008. Chegou também o meia rápido e habilidoso Chiquinho, que estava na Ponte Preta. O clube ainda deve contratar zagueiros e algum volante para suprir as saídas dos jogadores acima citados. O time para 2014 deve ser: Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos; Valência, Jean, Wagner e Conca; Walter e Fred.

Vasco. Depois da pífia campanha, que o levou ao rebaixamento em 2013, o Vasco fez diversas contratações, além de afastar muitos nomes do ano passado. As principais saídas foram as de Michel Alves, Alessandro, Fagner, Nei, Renato Silva, Cris, Yotún, Sandro Silva, Wendel, Willie, Tenório e André. Esses doze jogadores, certamente, não deixarão saudade na torcida cruzmaltina, que só tem a lamentar a saída de Marlone, que foi para o Cruzeiro. A principal novidade para 2014 é um sistema defensivo novo. No gol, chega Martín Silva, do Olímpia-PAR, para as laterais, chegam Marlon, André Rocha e Diego Renan. Na zaga, Rodrigo, que se destacou no Goiás, chega para ser o xerife. O volante Aranda vem para fazer companhia a Guiñazu na proteção à zaga. Os retornos de Fellipe Bastos e William Barbio também agradam à torcida. No ataque, chega o bom Everton Costa, que se destacou no Coritiba em 2012. O time que tentará o retorno à Série A deverá ser: Martin Silva, André Rocha, Rodrigo, Luan e Diego Renan; Aranda, Guiñazu, Juninho e Bernardo; Edmílson e Everton Costa. 

Comentários