Pré-candidato ao governo do Rio, Lindbergh fica sem apoio de prefeitos do PT

Quaquá ameaça expulsar prefeitos petistas que não apoiarem pré-candidatura de Lindbergh ao governo do Rio.


O Globo - Pré-candidato ao governo do Rio pelo PT, o senador Lindbergh Farias terá uma tarefa árdua até o início da campanha: convencer os prefeitos do próprio partido a pedir votos para ele. Dos dez prefeitos petistas do estado do Rio, apenas dois estão ao lado de Lindbergh. Outros três já declararam publicamente apoio ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, pré-candidato pelo PMDB. Três prefeitos, por sua vez, dizem-se neutros em relação à disputa, embora até agora tenham elogiado apenas Pezão. Dois não foram localizados.

Pezão, em Paracambi, ao lado do prefeito Tarciso Pessoa 
Vão apoiar Lindbergh os prefeitos Washington Quaquá (Maricá), presidente regional do PT e um dos articuladores da pré-campanha do senador, e José Arimathéa (Pinheiral). Estão no time de Pezão os prefeitos Rodrigo Neves (Niterói), Tarciso Pessoa (Paracambi) e Cláudio Chumbinho (São Pedro da Aldeia).

Os prefeitos Carlos José Gama Miranda, o Casé (Paraty), Conceição Rabha (Angra dos Reis) e Carmod Bastos (São Sebastião do Alto) disseram que, por enquanto, não apoiam pré-candidato algum. Eles, no entanto, afirmam serem gratos a Pezão pelos recursos do governo do estado repassados a seus municípios para obras de infraestrutura.

- Pezão tem ajudado bastante. É um grande parceiro - afirmou Bastos.

- A situação é complicada. Sou do PT e meu vice é do PMDB. Dependo do governo do estado para ter investimentos - completou Casé.

A liberação de recursos aos municípios tem sido uma das estratégias de Pezão e do governador Sérgio Cabral para atrair aliados, inclusive prefeitos do PT. Só do programa “Somando Forças", que transfere verba para obras, serão R$ 500 milhões neste ano.

Nesta quinta-feira Pezão esteve com o prefeito petista Saulo Gouveia, de Cantagalo, para inaugurar obras. Hoje, estará em Paracambi com o prefeito Tarciso Pessoa. No último dia 20, Pezão e Pessoa assinaram um convênio para a cidade da Baixada Fluminense.

Lindbergh admitiu a dificuldade de ter o apoio dos prefeitos petistas. Acusou Cabral e Pezão de fazerem “ameaça velada” aos prefeitos petistas.

- Alguns prefeitos têm me ligado para falar que, na campanha, vão me apoiar. O problema é que eles não me apoiam agora porque têm medo da ameaça velada do governo de cortar o repasse dos recursos - disse Lindbergh, que atacou:

- Tem gente que acha que vai ganhar eleição só com a máquina do governo, dinheiro, deputados e prefeitos. Eles estão esquecendo de uma coisa só: do povo sofrendo nos trens, da falta d’água e dos problemas na Saúde. É o povo quem vai decidir a eleição.

Quaquá ameaçou até expulsar os prefeitos do PT:

- O governador tem a máquina. Os prefeitos têm a malandragem. Mas se na campanha eles não apoiarem (Lindbergh), serão expulsos.

Procurado, Cabral não quis comentar o assunto. Pezão disse que não há ameaça:

- A parceria é com todos os prefeitos, não apenas com os do PT. Não vamos retaliar ninguém. O que parte do PT não entende é como nós agimos. Sempre tratamos bem os aliados. Ele (Lindbergh) foi eleito ao Senado com nossa ajuda.

Apesar da aliança nacional, PT e PMDB romperam no Rio. Os secretários estaduais Zaqueu Teixeira (Assistência Social) e Carlos Minc (Meio Ambiente), ambos do PT, serão exonerados hoje. Zaqueu criticou a atitude de seu partido.

- Foi o diretório regional do PT que rompeu a aliança. Agora, será o responsável para atrair aliados para Lindbergh - disse Zaqueu, que não poupou elogios a Pezão.

Os prefeitos Saulo Gouveia (Cantagalo) e Cláudio Valente (Miguel Pereira) não retornaram as ligações para informar quem estão apoiando.



Comentários

  1. ESTE É O JOGO POLÍTICO, LINDINHO FICA RECLAMANDO DE QUEM TEM A MÁQUINA DE GOVERNO, E ELE EM NOVA IGUAÇÚ , O QUE FEZ, QUANTOS PROCESSOS? O DINHEIRO QUE TEM DE DEVOLVER, CONTAS BANCÁRIAS BLOQUEADAS, E AÍ, AGORA ELE VEM FALAR DE TRENS URBANOS, DE SAÚDE, PÔ LINDINHO, VAI SE CATAR, AINDA MAIS UNIDO A UM PREFEITO E PRESIDENTE DE PARTIDO REGIONAL DO PT, QUE ESTÁ CONCORRENDO NO LIVRO DE RECORDES, O GUINESS BOOK, DE PROCESSOS, QUE NÃO ANDAM DENTRO DO TJ, DO MINISTÉRIO PÚBLICO, ME POUPA LINDEBERGH, VAI SE CATAR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.