Maricá recebe programa do governo federal durante as férias escolares

Entre os beneficiados pela chegada do programa estão filhos de empregadas domésticas e de pescadores da região


Crianças se divertem durante Recreio
 nas Férias em Maricá (RJ). 
Divulgação / Ministério dos Esportes
Divulgação/ Ministério do Esporte
Em Maricá (RJ) uma atividade agita as férias escolares de 1,4 mil estudantes carentes do Programa Segundo Tempo (PST). Entre os beneficiados estão filhos de empregadas domésticas e de pescadores da região.

A praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Mumbuca, tornou-se ponto de encontro da juventude com a segunda edição da colônia de férias do programa de inclusão social do Ministério do Esporte em parceria com a prefeitura.

A programação tem festival de pipas, competições de futebol de salão, xadrez, caratê, vôlei, basquete, badminton, ginástica rítmica, disputas de caratê e capoeira, além de apresentações de dança de salão, de rua e funk. Todas as modalidades esportivas são praticadas com regularidade pelos alunos durante as atividades do , nos 14 núcleos de atendimento do programa. As unidades foram implantadas em escolas públicas e em subnúcleos instalados em associações de moradores e em espaços públicos (praças e quadras esportivas).

“Se não fosse o Programa Segundo Tempo, eu estaria envolvido com drogas e na marginalidade”, afirma Rodrigo, estudante contemplado. “Exemplos de vitória na vida, como a desse garoto, de estar afastado do perigo graças ao esporte de inclusão, são uma constante registrada durante as atividades nos núcleos de atendimento, quando várias crianças revelam suas experiências aos nossos monitores do PST”, diz a coordenadora pedagógica, Mônica Favarin.

Mônica ressalta que as crianças estão encantadas com a colônia de férias. “Se não houvesse essa atividade, elas acabariam sozinhas em casa, já que a maioria dos pais trabalha. “O PST prestigia e valoriza cada aluno, fazendo com que cada um deles ocupe o tempo ocioso e tenha a chance de um futuro melhor.”

Jogos de Verão

O período da colônia de férias do Segundo Tempo coincide com a temporada dos Jogos de Verão da Praia (volêi e futevôlei), que também são realizados na cidade fluminense. “Por esse motivo, a colônia do Segundo Tempo promove suas atividades durante os fins de semana. “Fizemos um campeonato de futevôlei com nossas crianças no mesmo espaço dos Jogos de Verão, e foi um sucesso”, revela Alex Bittencourt.

O Recreio nas Férias, que começou no dia 15 de dezembro e deve durar 30 dias, funciona diariamente das 9h às 17h. Segundo o profissional de educação física e coordenador-geral do Programa Segundo Tempo/prefeitura de Maricá, Alex Dias Bittencourt, uma grande festa de encerramento das atividades está sendo preparada. “Iremos disponibilizar brinquedos infláveis, pula-pula, cama elástica, banho de mangueira e lanche para a garotada”, anuncia.

Fonte: Ministério do Esporte





Comentários