Obras para despejo de rejeitos químicos no mar de Itaipuaçu estão em andamento

Em Itaipuaçu, distrito do município de Maricá, o duto do emissário terrestre/submarino do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) avança sob a Rua Sessenta e está a uma quadra do ponto do "furo direcional" junto a praia de Itaipuaçu.

Há cerca de poucos meses, a empresa responsável pelas obras, OAS, teve de paralisar os trabalhos por conta das denúncias de corrupção na Operação Lava Jato, deflagrada em 2014, e que investiga um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, grandes empreiteiras e políticos.

Base de operações da Petrobras na
orla da Praia de Itaipuaçu
(Foto: Marcelo Bessa / IS) 
As obras, que começaram em 2012, vêm se arrastando desde então também por falta de licença ambiental. Segundo informações, a Petrobras possui autorização para construir o emissário, mas ainda não há licença para despejar os rejeitos químicos no mar.

Plataforma para montagem do
emissário submarino
(Foto: Marcelo Bessa / IS) 
Apesar de tudo isso, a Petrobras montou um centro de operações na orla da Praia de Itaipuaçu e continua tocando a obra. Há também informações de que, diariamente, mergulhadores saem de barcos de pescadores na altura do Quiosque Sobre as Ondas, próximo à Rua 1, com destino a uma plataforma situada a cerca de dois quilômetros da costa para montarem os dutos submarinos.

Gerhard Sardo
De acordo com o morador e ativista ambiental, Gerhard Sardo, a obra da Petrobras vai despejar diariamente toneladas de rejeitos químicos no mar de Itaipuaçu e ocasionará gravíssimas sequelas para o ambiente marinho da região.










Previous
Next Post »

2 comentários

Click here for comentários
Luiz Moura
admin
29 de abril de 2015 18:11 ×

EU ACHO ISSO O MAIOR ABSURDO.....

Reply
avatar
Anônimo
admin
2 de maio de 2015 10:53 ×

Lembrem disto em 2016 nas eleições municipais. Não votem em nenhum, eu disse nenhum candidato que apoiou essa aberração, matando itaipuçu. Lembrem, que, os lençóis freáticos (nossa água tirada dos poços) correm risco de contaminação.
Tomar banho na praia nem pensar. Pescaria nunca mais.

Reply
avatar

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment