TRE: Confira os documentos necessários para o recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico em 35 municípios do interior e na capital foi normalizado, com a suspensão da greve dos servidores da Justiça Federal. Durante a paralisação, as 249 ZEs do estado funcionaram com 60% do pessoal, para atender casos emergenciais. Na capital, estão aptos a fazer o procedimento, que dura em média 15 minutos, eleitores de 46 zonas eleitorais, inclusive dos bairros de Copacabana, Leme, Centro e São Cristóvão. Para conferir se a biometria está disponível no seu município ou no cartório eleitoral que atende o seu bairro, o eleitor pode acessar o link www.tre-rj.jus.br/consulta_biometria e informar o endereço ou o CEP da residência.

Documentos necessários

O recadastramento biométrico deve ser feito na zona eleitoral que atende o bairro em que o eleitor reside. Ele deve levar documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de certidão de casamento ou documento que comprove a mudança dos dados, como uma sentença judicial. Homens maiores de 18 anos que vão tirar o título pela primeira vez devem apresentar também o comprovante de quitação militar. O horário de funcionamento das zonas eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Atualmente, o recadastramento não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que residem nos locais onde já é possível realizar a biometria o façam o quanto antes. O objetivo é evitar filas no futuro e possibilitar a votação em 2016 com urnas biométricas, tecnologia que torna as eleições mais seguras, ao impedir que uma pessoa vote no lugar de outra.

Fonte: ASCOM



Comentários

  1. É o eleitor fazendo papel de bobo, país nenhum de primeiro mundo usa essa urna eletrônica, só volto a votar quando for urna com voto de papel, sendo conferido por fiscais de todos os partidos voto a voto. Usar urna eletrônica é abusar da minha ingenuidade e convenhamos que o Brasil não é propriamente um poço de gente honesta. O eleitor só tem tanta tecnologia na hora de votar, depois que votou volta para o seu Brasil real terceiro mundista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.