Maricá estuda consórcio com outros municípios para solucionar problema do saneamento

A falta de água e esgoto é uma das maiores preocupações dos municípios de Tanguá, Rio Bonito e Maricá

Uma reunião entre os prefeitos de Maricá, Rio Bonito e Tanguá, na última terça-feira (08), discutiu a questão do saneamento básico, água e esgoto na região. Fabiano Horta, José Luiz Mandiocão e Valber de Carvalho estudam a possibilidade de formarem um consórcio para resolver a deficiência. Atualmente os municípios são atendidos pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE).

A redução de custos seria a maior vantagem da implantação do consórcio, que atuaria como uma autarquia, possibilitando o aperfeiçoamento da gestão, prioridade de acesso de recursos públicos federais e estaduais com linhas de crédito específicas, entre outros benefícios.

“Precisamos ter clareza do que cada município necessita. No rio Ubatiba, nosso grande captador, a água está escassa e o foco está em oferecer água de qualidade, além de atender boa parte da população com saneamento” frisou Fabiano Horta, prefeito de Maricá, articulador do encontro.

A prefeitura de Tanguá compartilha da ideia de que o consórcio também irá fortalecer os municípios. “O desenvolvimento das cidades da região é importante para todos”, disse Valber de Carvalho. Já o prefeito de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão, afirma que saneamento é algo que não existe em sua cidade. “Nunca tivemos obras desse porte”.

A reunião determinou a criação de uma comissão formada por representantes do setor ambiental, orçamentário e do corpo jurídico das três prefeituras para debater as particularidades de cada município e iniciar a elaboração do Protocolo de Intenções, que funciona como a “certidão de nascimento” do consórcio.

Fonte: Maricá Info
Previous
Next Post »

3 comentários

Click here for comentários

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment