Porto de Jaconé: Audiência Pública na ALERJ favorece ambientalistas e deixa sonho dos políticos locais mais distante

Saquarema e Maricá tiveram mais uma estrondosa vitória, desta vez na Audiência Pública realizada nesta terça-feira (31/07) no plenário da ALERJ em desfavor do projeto TPN apresentado pela empresa santista DTA.

Segundo depoimentos de populares, foi um massacre. Os favoráveis à construção do Porto focaram seus argumentos na geração de empregos pela suposta vocação local à cadeia produtiva do petróleo, além de provocarem tumultos com discursos de palanque, entre os quais o ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá, atual presidente regional do Partido dos Trabalhadores (PT).

De outra face, presentes em grande número, moradores de Saquarema, Maricá e membros do
movimento "SOS Jaconé Porto Não", apresentaram, através de autoridades renomadas nas questões ambientais, argumentos técnicos ressaltando os impactos negativos exemplificados por outros megaempreendimentos similares, como os casos de Macaé, Porto do Açu, TKCSA, entre outros, enfatizando outras possibilidades de geração de empregos através do turismo e da pesca, preservando assim o patrimônio ambiental, geológico e histórico da região.

Os pontos cruciais da audiência e que, ao que parece, enterraram de vez o projeto DTA, foram os argumentos apresentados pelo ecologista e professor Sérgio Ricardo e em seguida pelo Dr. Paulo Hargreaves que falou da importância dos beachrocks para a região e à humanidade, dos impactos nas praias, nas correntes marítimas e na vida da população local.

"O governo do Estado e a Prefeitura de Maricá, em uma parceria irmã com a DTA, passaram vergonha defendendo esse projeto indefensável. Como o outro estudo (EIA) teve muitas críticas bem fundamentadas, inclusive pelo Ministério Público, eles resolveram chegar nessa audiência, pasmem, com um NOVO projeto, de surpresa. O Movimento 'SOS Jaconé Porto Não' exigiu então que se faça um novo estudo para um novo licenciamento, afinal o projeto mudou, não se pode ir contra a legislação ambiental!", Escreveu Marcia Benevides Leal, moradora de Itaipuaçu, em sua página do Facebook.

Confira a seguir, o vídeo com o discurso do Dr. Paulo Hargreaves durante a Audiência Pública na ALERJ:

Comentários