REALIZADA PRIMEIRA REUNIÃO DO GABINETE DE GESTÃO INSTITUCIONAL

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) na Mumbuca recebeu nesta quinta-feira (30/01) a primeira reunião do Gabinete de Gestão Institucional. O novo modelo implementado pela Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional reúne setores do poder executivo, judiciário e agentes da segurança pública.
O objetivo do novo grupo – que contou com a participação, além da estrutura municipal de Segurança, das polícias Militar e Civil, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Conselho Tutelar – é discutir e executar ações no que tange à área de segurança pública do município.
“É um espaço formatado institucionalmente que tem como objetivo pensar em curto, médio e longo prazo as políticas de segurança dialogando com a sociedade. A intervenção da sociedade presente é fundamental e queremos enxergar a segurança como um grande desafio e construir com eficácia e eficiência respostas objetivas aos problemas que Maricá têm se defrontado”, discursou o prefeito Fabiano Horta, que presidiu a sessão.
De acordo com o secretário da pasta, Júlio César Veras Vieira, os encontros acontecerão mensalmente entre os entes envolvidos, além da Câmara Municipal, além de abranger outras pastas do poder executivo.
“Tenho certeza que a partir desse momento, dividindo responsabilidade com todos os envolvidos e a sociedade participando, só temos a construir soluções inovadoras para o nosso município. Essa primeira reunião foi extremamente produtiva, que deu o toque do que serão as outras. Quem ganha com isso é o munícipe e nossa comunidade”, relatou Veras.
O subcomandante do 12ºBPM (Niterói) Major Aristeu Lopes, lembrou que a segurança pública não é uma questão específica da Polícia Militar. “Todos sabemos que é um problema que envolve o comprometimento de toda a sociedade. A ativação desse Gabinete de Gestão Integrada é muito importante para discutirmos os problemas e as demandas existentes no município para que a população seja atendida”, frisou.
“Segurança pública não é apenas contenção da violência, mas tem que se pensar na garantia dos direitos das pessoas, tanto das pessoas que foram vítimas eventualmente de um crime, como daqueles que se desviaram da lei penal”, afirmou a Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Thaís Santos Lima, que atua na Vara Criminal em Maricá.
Durante a solenidade, Júlio César Veras expôs em slides alguns dos principais pontos que serão trabalhados em sua gestão como o aumento da quantidade dos carros da frota, projetos de expansão do uso das câmeras de monitoramento, design dos veículos para o cidadão identificar com mais facilidade os carros da Guarda Municipal, além de adquirir novos Equipamentos de Proteção Individual.
“Conseguimos demonstrar que o município está muito engajado nessa questão de segurança pública, e que temos sim um papel fundamental de coparticipação nesse sistema junto aos demais órgãos”, concluiu Veras, que apresentou um quadro do aparato de segurança municipal.
Atualmente a frota da Guarda Municipal conta com duas motos, dois carros e um 4×4. A meta da pasta na nova gestão é chegar a 10 veículos (caracterizados GM), 1 veículo descaracterizado, três picapes, duas motos e um trailer. Com relação ao monitoramento do município estão em funcionamento 16 câmeras do circuito fechado de TV e 33 pontos de Câmeras de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) do projeto Cerco Inteligente. O objetivo é chegar a 150 câmeras CFTV e 41 pontos de OCR, fechando o cerco eletrônico municipal.
Representando a sociedade civil, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Ana Maria Quintanilha, expressou confiança na implementação do novo modelo. “É um anseio de muito tempo da sociedade de ter o gabinete funcionando. Aqui estão concentradas todas as forças de segurança e, quando trazemos as demandas, aqui elas vão ter soluções”, disse. “É de uma importância enorme porque não conseguimos ver a segurança pública se não houver integração, a tecnologia e a inteligência. E é isso que o gabinete se propõe”, finalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Maricá

Comentários