Candidatura de Lula pode estar em risco



Tanto Lula como Haddad podem sofrer uma dura derrota no TSE. As contas de campanha deles, em 2018, foram rejeitadas pela área técnica da Corte por irregularidade nos gastos.

Os analistas identificaram que a chapa de Lula, substituída depois pela de Fernando Haddad, pagou gastos da campanha do atual candidato a governador de São Paulo. As duas chapas também dividiram despesas de fornecedores, pagando meio-a-meio pelos serviços. Há ainda a constatação de que o PT gastou mais do que estava previsto com determinadas despesas.

Além dessas questões, Lula deverá entregar certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos em que é parte.

O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco cobrou na última quarta-feira (17/8) a entrega das certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos relacionados ao candidato Luis Inácio Lula da Silva (PT). Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.

O ministro Benedito Gonçalves (TSE), deu dez dias para os técnicos terminarem o trabalho.

Fontes: Veja / Metrópolis

Comentários